quinta-feira, 22 de outubro de 2020

‘Sou só eu’: uma entrevista exclusiva com Paul McCartney sobre McCartney III

 

Oi Paul. Para começar com a pergunta mais óbvia, muitas pessoas estarão pensando por que agora o McCartney III?

Foi meio não intencional. Tive que entrar no estúdio no início do bloqueio para fazer algumas músicas para um curta-metragem de animação. Então eu entrei e fiz aquele pequeno trabalho e mandei para o diretor, e então pensei: 'Oh, isso é bom, estou gostando disso, é uma boa maneira de passar o bloqueio,' então consegui terminar algumas músicas, olhando bits e bobs, inventando coisas e geralmente me divertindo no estúdio. E então eu voltava para casa à noite, e simplesmente estava com a família da minha filha Mary. A combinação de poder ir trabalhar, fazer música e depois sair com quatro dos meus netos, tive muita sorte. Você sabe, estávamos sendo super cuidadosos, mas ser capaz de fazer música realmente ajudou.

Em que ponto você percebeu que o que estava fazendo era o McCartney III?

Bem no final, eu estava apenas armazenando faixas e pensei: 'Não sei o que vou fazer com tudo isso - acho que vou segurar", e então pensei, 'Espere um minuto, este é um disco de McCartney,' porque eu toquei tudo e fiz da mesma maneira que McCartney I e II. Era uma pequena lâmpada apagando, e eu pensei, ‘Bem, pelo menos isso explica o que eu tenho feito, sem que eu saiba’.

Já se passaram 40 anos desde McCartney II - houve um ponto entre então e agora em que você pretendia chegar ao número III antes?

Não. Na verdade, nem um pouco. Eu fiz McCartney logo depois dos Beatles em 1970, McCartney II em 1980, e fiz outros projetos semelhantes, como The Firemen, trabalhando com Youth - era um pouco parecido porque íamos ao estúdio e Youth ou eu apenas tive um pouco de ideia, e era uma espécie de produto caseiro, mas nunca me ocorreu fazer outro álbum de McCartney.

Como você disse, McCartney I e II seguiram essas mudanças sísmicas em sua vida e carreira - nesse sentido, como se compara o momento desse novo álbum?

O denominador comum é que eu tive muito tempo de repente. Depois que os Beatles se separaram, de repente eu tinha muito tempo e nenhum plano em particular em mente. E então, quando Wings se separou, foi uma coisa semelhante. E comigo, quando tenho muito tempo, minha situação inicial é: 'Bem, escreva e grave, então - isso é algo para fazer quando você tiver algum tempo livre.' Então, isso era semelhante, mas foi a pandemia que parou as coisas. Íamos fazer uma turnê pela Europa este ano, mas logo no início a Itália pegou o vírus e, gradualmente, todos os outros shows, incluindo o Glastonbury, que seria o ponto culminante disso, foram cancelados. Então foi, ‘Ok, bem, o que eu vou fazer?’ E essa é a minha situação alternativa - escrever e gravar.

Você é uma pessoa que não consegue se entediar?

Gosto de fazer coisas, devo dizer. Eu gosto da ideia de 'Ooh, eu posso fazer isso'. Mas é engraçado, eu estava no Japão e fiquei doente, e eles disseram que você vai ter que descansar por seis semanas, e todos os meus amigos disseram: “Você nunca será capaz de suportar isso”, mas na verdade eu adorei. Acho que li todos os livros, todos os roteiros, assisti a cada pedaço de televisão que perdi - fiquei surpreso por realmente ter gostado.

Houve rumores sobre o lançamento deste novo álbum nas últimas semanas, e dentro deles há uma teoria de que McCartney III será seu último álbum.

Tudo que eu faço deve ser sempre o último. Quando eu tinha 50 anos - "Essa é a última turnê dele." E foi como, ‘Ah, é? Acho que não. 'É o boato, mas tudo bem. Quando fizemos Abbey Road eu estava morto, então todo o resto é um bônus.

Em 1970, McCartney era um álbum que apresentava temas de casa, família e amor. Quais recursos neste novo?

Eu acho que é parecido. Tem a ver com liberdade e amor. Há uma grande variedade de sentimentos nisso, mas eu não planejei que tudo fosse como, ‘É assim que me sinto neste momento’. Os velhos temas estão lá, de amor e otimismo. ‘Aproveite o dia’ - sou eu. Essa é a verdade.

Uma das minhas músicas favoritas do álbum é o ponto médio de ‘Deep Deep Feeling’, que tem mais de oito minutos de duração. Se as pessoas estão esperando que seu álbum lockdown pareça um lockdown, essa é a faixa que parece mais claustrofóbica para mim, apesar de ser essencialmente sobre amor.

Essa foi uma das músicas que eu realmente comecei no ano passado. Se eu tiver sorte, terei um pouco de tempo quando irei para o estúdio e apenas inventar algo, então tento apenas fazer algo que não fiz antes. Este foi um daqueles que não terminei. Para mim, o que se tratava era, às vezes - não sei como acontece nem mesmo o que é - quando você está sentindo amor verdadeiro por alguém, às vezes pode se manifestar em um formigamento em todo o seu corpo, e é uma bonita e engraçada sensação, e você quase não gosta - 'Que diabos é isso ?!' - como se você estivesse prestes a ser transportado para uma nave espacial ou algo assim. Nessa música eu fiquei fascinado com a ideia disso - aquele sentimento profundo, profundo quando você ama alguém tanto que quase machuca. Esse foi o começo, mas depois que fiz isso pensei, bem, isso não é para nada. Certamente não é um single de três minutos. O que era legal em trabalhar no estúdio era que à noite Mary estaria cozinhando, porque ela adora cozinhar, e ficaríamos sentados antes do jantar e ela diria: “Bem, o que você fez hoje? ” e eu dizia, "Oh, ok, tocarei para você." E eu sempre quis que continuasse. Eu só queria que durasse para sempre. É um pouco indulgente e eu estava um pouco preocupado com isso - achei que realmente precisava cortá-lo, mas um pouco antes de fazer isso eu apenas ouvi e pensei: "Quer saber, eu amo isso , Eu não vou tocar nisso. ”

O álbum fecha quando termina com o riff da faixa de abertura, ‘Long Tailed Winter Bird’, e segue para ‘When Winter Comes’, que você gravou anos atrás com George Martin, certo?

Sim. Não há nada nessa faixa - sou só eu - mas fiz uma faixa chamada ‘Calico Skies’ há um tempo [para o álbum Flaming Pie de 1997], que George produziu. E ao mesmo tempo, porque eu estava no estúdio e tinha mais ou menos um minuto extra, eu tinha outra música, então eu disse, 'deixe-me parar com essa'. Isso foi 'When Winter Comes', e eu mencionei George porque foi em uma sessão produzida por George Martin, mas sou apenas eu na guitarra. Quase seria um bônus extra que estaria em uma reedição de Flaming Pie, mas eu tinha acabado de ler aquele ótimo livro sobre Elvis, Last Train to Memphis, e ele mencionou uma música e disse que você provavelmente nunca ouvi porque foi enterrado como um bônus no lado B de um álbum. Então eu pensei, não, prefiro ter essa como uma faixa apropriada. E terminamos o álbum com ele porque era a razão de fazer a coisa toda, porque eu e meu amigo Geoff Dunbar, que é um diretor de animação, estávamos conversando sobre fazer um filme de animação com essa música. Então é daí que vêm as faixas de abertura e encerramento, o que me levou ao estúdio em primeiro lugar.

McCartney II sempre foi um disco realmente interessante seu, que só cresceu em popularidade com o passar dos anos. Como você se sente sobre esse álbum agora?

Isso é ótimo para mim, porque você faz esses discos e o espírito com que os faz é muito otimista. Você pensa, isso é ótimo, é um disco e você está satisfeito com isso. E então você tem a recepção, que é, “Oh não, droga. O que ele está fazendo?" Portanto, é decepcionante quando não vai bem e não vende bem - você apenas pensa, ninguém gosta disso. E então, alguns anos atrás, alguém me disse: “Aqui, há um DJ em Brighton e ele está tocando ‘'Temporary Secretary’.” Eu disse: “Saia”. E ele disse: "Está ficando uma loucura lá."

Eu pensei, bem, posso ver isso - parece muito moderno com o sequenciador e outras coisas. E isso é ótimo. Quer dizer, Ram [1971] se tornou algo sobre o qual as pessoas falam. Na época, ele recebeu algumas críticas contundentes. Então, você apenas tem que aguentar e pensar: 'Não sei, gostei'. De repente, surge e você pensa: 'Ótimo! Vingança !!! '

O que é ótimo sobre McCartney II é que as pessoas tendem a pensar que sabem como Paul McCartney soa e já se decidiram, mas você pode interpretar alguém como 'Front Parlor' ou 'Temporary Secretary' e elas podem nem acreditar que é você .

Eu amo isso. É isso que estou tentando fazer com esse tipo de música. Eu estava em LA quando estava fazendo o Egypt Station [2018] com Greg Kurstin, o produtor, e estávamos vagando por este pequeno estúdio enquanto eles estavam se preparando, e will.i.am estava lá com um de seus amigos, e ele disse: “Paul, eu estava ouvindo 'Check My Machine'”, e o outro cara disse: “O quê? Eu nunca ouvi sobre isso." Ele pegou no telefone e eles disseram, "Sim!" Vindicação! Elas simplesmente saem da toca, essas coisas. Eu só estava brincando.

Você ainda busca inovações como a amostragem em ‘Check My Machine’, ou fazer os primeiros videoclipes para ‘Paperback Writer’ e ‘Rain’, ou produzir o que talvez seja o primeiro disco independente com McCartney?

Há muitas coisas na minha vida que me surpreendem. As pessoas dizem: “Depois de fazer turnê por todos esses anos, você simplesmente não odeia? Você não está farto? " Eu fico tipo, “Não, não estou.” Acho que ainda estou procurando algo novo, mas não é tão importante. O mais importante para mim é entrar em um estúdio e pensar, o que podemos fazer agora. Não precisa ser algo novo, pode ser algo antigo. E nesse álbum, na verdade, eu tinha algumas guitarras que não toquei muito, e as lançamos - essa velha Gibson, essa coisa linda - e eu fiquei tipo, 'Como eu não toquei isso !? 'e isso me levou a uma trilha. Mas ainda gosto muito do que faço, e tudo sai como clichês - "Sinto-me com muita sorte" - mas é verdade. Quando eu era criança, tudo que eu queria fazer era conectar uma guitarra em um amplificador e aumentá-la para ter aquela emoção, e ela ainda está lá. Portanto, não é tanto que estou procurando algo novo, mas sim que estou procurando algo para fazer para me manter fora das ruas.

Source: Loud and Quiet

Um comentário: