terça-feira, 6 de outubro de 2020

Paul McCartney reflete sobre o encontro com John Lennon e sua parceria

 

Paul McCartney refletiu sobre o encontro com John Lennon e sua parceria nas composições dos Beatles.

Lennon, faria 80 anos no dia 9 de outubro e, antes do aniversário marcante, seu filho Sean apresentou um programa em duas partes que relembrou sua vida na rádio BBC dias 03 e 04 de outubro.

No segmento de McCartney, ele se lembrou de quando percebeu que Lennon era especial. Ele disse que o notou pela primeira vez no ônibus e o achou “um cara de aparência interessante”, mas não tinha ideia de que tocava música até que seu amigo Ivan os apresentou na festa da aldeia onde os Quarrymen estavam tocando.

“Eu não sabia nada sobre ele, exceto que ele parecia muito legal”, explicou. “Ele tinha costeletas compridas e cabelo engraxado para trás e tudo.”

McCartney continuou a falar sobre a musicalidade da banda, dizendo que sua atitude era mais importante do que sofisticação. “Minha atitude seria,‘ Isso é o que eu quero fazer ’e então John traria outra vantagem para isso”, disse ele. “O que foi ótimo foi a combinação dessas duas atitudes e agora olho para trás como um fã.

“Eu penso,‘ Uau, que sorte eu tive em conhecer este estranho Teddy Boy fora do ônibus que acabou tocando música como eu, e nós ficamos juntos e, cara, nós nos complementamos ’. Eles dizem que com os casamentos os opostos se atraem e nós não éramos loucamente opostos, mas eu tinha algumas coisas que ele não tinha e ele tinha algumas coisas que eu não tinha, então quando você os junta, isso fez algo extra. "

“Todos nós tivemos que aprender juntos”, disse McCartney ao apresentador Sean Ono Lennon, filho de John. “Ele só conhecia alguns acordes de banjo, mas isso durou apenas uma ou duas semanas. E eu mostrava a ele acordes que eu conhecia, que [eram] muito básicos, mas era uma ótima ligação, apenas aprendendo acordes um do outro. E eu acho que no minuto em que ele conheceu esses acordes, ele era tão bom quanto qualquer um. ... Ele pode ter ficado um pouco chateado por não ser meio que treinado musicalmente, mas nenhum de nós foi. ”

McCartney lembrou como os dois começaram a tentar escrever canções na mesma época, em uma época em que era comum músicos tocarem materiais escritos por outras partes.

"Ninguém pegaria essa coisa de composição até que eu conheci John", explicou ele. "Eu disse, 'Bem, você sabe que eu escrevi algumas músicas'. Ele disse, 'Eu também' ... Ter as nossas guitarras, nos pareceu uma boa ideia tentar fazer algo nosso ... Quando Buddy [Holly] apareceu, os Everlys apareceram, pegamos muito de seu estilo e os colocamos em nosso estilo - mas na verdade, começamos a flertar com a composição de músicas independentes umas das outras, sem grandes influências ”.

Ele também foi questionado sobre como os dois artistas conseguiram continuar seu desenvolvimento durante a era dos Beatles e depois. “Ok, número um, estávamos bem”, disse McCartney. “Bem ali. Número dois, nós crescemos juntos. Desde crianças, demos os primeiros passos juntos. Aprendemos a andar juntos, depois aprendemos a correr. E o fato de cada um de nós estar influenciando o outro era muito importante ... o fato de termos percorrido essa jornada juntos significava que, 'Ei, vamos apenas continuar e, quem sabe, podemos melhorar.' assim fizemos. ”

McCartney observou que se ele "fizesse algo um pouco à frente da curva, então John surgiria com algo que estava um pouco à frente da minha curva. E então eu pensaria, 'Bem, que tal isso?' E havia muita competição amigável. ”

Ele concordou com a sugestão de Sean de que eles haviam "absorvido" um ao outro como influências: "Realmente, muito mesmo. E como você disse, quem sabe - quero dizer, eu estava tentando ser professor. E eu não sei o que John estava olhando, talvez um artista ou algo assim, eu não sei. E acho que resgatamos um ao outro.

Na primeira parte do programa, McCartney falou sobre seu alívio por conseguir se reconciliar com Lennon antes de sua morte. “Realmente, realmente teria sido uma dor de coração para mim se não tivéssemos nos reunido”, disse ele. “Foi tão adorável o que fizemos, e realmente me dá uma espécie de força por saber disso.”

source: NME e Ultimate Classic Rock

Nenhum comentário:

Postar um comentário