segunda-feira, 26 de outubro de 2020

A música "Within You Without You",uma das favoritas de John Lennon

 

India 1966 Photo @Harrison Family

“Uma das melhores músicas de George”, disse John Lennon a David Sheff da Playboy em 1980. “Uma das minhas favoritas dele também. Ele é claro nessa música. Sua mente e sua música estão claras. Este é o seu talento inato; ele juntou aquele som. " Claro, Lennon está se referindo à obra-prima indiana de George Harrison ‘Within You Without You’.

É a única contribuição de George para o Sgt. Pepper e, olhando para trás, é difícil discordar de Lennon e ver alguém além de George Harrison escrevendo essa música. “‘ Within You Without You ’surgiu depois que eu passei um pouco de tempo na Índia e caí no feitiço do país e de sua música”, contou George em 1967.

“Eu trouxe muitos instrumentos”, lembrou o guitarrista da concepção da música. “Foi escrita na casa de Klaus Voormann em Hampstead após o jantar uma noite. A música veio até mim quando eu estava tocando um harmônio de pedal. ”

"Eu também passei muito tempo com Ravi Shankar, "a lenda da cítara com quem George teria uma amizade duradoura," tentando descobrir como sentar e segurar a cítara e como tocá-la. "

A música então se tornaria uma interpretação da própria música de Shankar, “‘ Within You Without You ’foi uma música que escrevi baseada em uma peça musical de Ravi que ele gravou para a rádio All-India. Era uma peça muito longa - talvez 30 ou 40 minutos - e foi escrita em partes diferentes, com uma progressão em cada uma. Eu escrevi uma mini versão dele, usando sons semelhantes aos que descobri em sua peça. Gravei em três segmentos e os juntei mais tarde. ”

source: Far Out Magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário