domingo, 11 de outubro de 2020

Sean Lennon fala sobre a primeira vez em trabalhar nas fitas do seu pai

 


A primeira experiência de Sean Ono Lennon reformulando o catálogo de seu pai foi aterrorizante e intimidante, mas ele tinha dois objetivos principais em mente para mantê-lo no caminho certo: preservar a mensagem de seu pai nas canções e ajudar a música do ícone a atingir um público mais jovem.

Na sexta-feira, que seria o aniversário de 80 anos de John Lennon, "GIMME SOME TRUTH. THE ULTIMATE MIXES ”foi lançado e inclui 36 faixas escolhidas a dedo por Yoko Ono e Sean Ono Lennon, que atuam como produtores executivos e produtores do projeto. A dupla trabalhou junto com o engenheiro e mixador Paul Hicks para manter a essência das músicas, que foram completamente remixadas.

Sean Ono Lennon, que faz aniversário no mesmo dia que seu pai e fez 45 anos na sexta-feira, saiu mais forte no final do processo às vezes pesado.

“Eu sabia que seria meio introspectivo para mim, obviamente. Eu estava com medo de entrar nisso para ser honesto. Eu tinha medo de bagunçar tudo, não ser útil ou emocionalmente difícil apenas ouvir a voz do meu pai repetidamente ”, disse Sean. “Especialmente em‘ Double Fantasy ’, isso desencadeia todo um período da minha infância que foi difícil porque foi quando ele morreu. Eu tive muita resistência trabalhando naquele álbum, na verdade. ”

“No final das contas foi muito curativo. Foi como uma terapia. Foi muito terapêutico no final. Estou muito feliz por ter feito isso. Eu não teria revisitado essas músicas em ‘Double Fantasy’ sem ter este projeto. Acabou sendo uma coisa meio catártica. ”

AP: É quase assustador como “Gimme Some Truth” ressoa hoje. É por isso que a coleção se chama “Gimme Some Truth”?

Sean: Não havia escolha para nós neste momento. Acho que “Gimme Some Truth” significa algo agora. Queríamos liderar com isso. Acho que é uma mensagem com a qual todos podem se conectar. Todas as pessoas boas de qualquer cidade em que você esteja. Se você é uma boa pessoa, o que você quer agora mais do que tudo é um pouco de realidade. Parece que estamos vivendo em uma dimensão alternativa de touros ---. Acho que todo mundo se sente assim. Acho que é uma mensagem muito importante.

AP: Como foi trabalhar com sua mãe neste projeto?

Sean : Eu estava no estúdio quando era jovem, então aprendi coisas como como funciona a compressão, como funciona o delay, como funciona a reverberação, como equalizar vocais - tudo com ela. Na verdade, sei muito bem qual é a filosofia dela. Sua principal prioridade com toda a mixagem é garantir que a voz esteja clara.

Ela disse que meu pai notoriamente não amava seus vocais. Ele recusaria muito. Quando ela estava produzindo “Imagine”, o álbum, ele ia ao banheiro e ela aumentava o volume e ele voltava e abaixava o volume. ... Ela realmente acredita que desnudar o vocal é a pior coisa que você pode fazer. Ela realmente quer que as pessoas ouçam as letras e ela acha que a música tem que servir ao vocal.

Quando se trata de mixar as coisas do meu pai, essa é a prioridade dela. Eu acho que ela está certa.

AP: Esta é a primeira vez que você está trabalhando na música do seu pai - o que fez você querer fazer isso?

Sean : Estou apenas tentando ajudar. É só isso. Minha mãe é a chefe e se eu puder ajudar de alguma forma, estou aqui.

AP: Todas as mães mandam.

Sean: Ela pode confiar um pouco mais em mim agora que fizemos vários álbuns juntos e fizemos turnê pelo mundo juntos. Fui seu diretor musical por anos. Acho que pode ter levado algum tempo, mas acho que ela se sente confortável comigo dessa forma agora.

AP: Seu pai escreveu “Beautiful Boy (Darling Boy)” sobre você - como foi retrabalhar essa música

Sean : Honestamente, foi minha experiência menos favorita. É meio estranho. Essa música me faz sentir como se fosse infantilizada ou algo assim. As pessoas sempre tocam essa música e olham para mim com um sorriso do tipo: "Não é fofo?" Eu fico tipo, "Oh Deus, eu sou um homem velho. Eu não sou um bebê sorridente em um comercial de comida para bebê. " Para ser honesto, essa música é tocante para mim, mas como músico, compositor e produtor, é meio que minha música menos favorita musicalmente, porque é tão melosa. É ótimo. Eu amo isso. Talvez seja impossível para mim ser objetivo sobre isso.

“Beautiful Boy” é um som muito familiar. Não é minha estética. Dito isso, foi um privilégio ajudar a trabalhar em um mix de uma música que era sobre mim e é muito tocante. E sim, fiquei muito emocionado ao ouvir meu pai dizer meu nome. Ele diz "boa noite, Sean" no final. Isso sempre me lembrou dele me colocando na cama. Ele tinha uma espécie de ritual, a maneira como me colocava na cama. Ele acendia as luzes no ritmo de sua voz, então parecia que sua voz estava controlando as luzes. Então eles sairiam. Eu tenho memórias, então foi bom.

source: Japan Today

Um comentário: