sábado, 3 de outubro de 2020

A música em que John Lennon chamou seus fãs de delirantes

Na música "I Found Out" do álbum Plastic Ono Band de 1970, John Lennon ataca a religião, dizendo às pessoas que não devem recorrer a Jesus Cristo ou aos gurus Hare Krishna para resolver os seus problemas. Além disso, ele diz que “viu a religião de Jesus a Paulo”. A linha em si é ambígua, já que o Paulo em questão poderia ser Paul, o Apóstolo ou Paul McCartney. No entanto, o site The Beatles Bible relata que a letra é sobre o último, então John parece estar equiparando o fandom dos Beatles a uma religião nessa linha. Os fãs muitas vezes interpretam “I Found Out” como uma condenação de pessoas que procuram figuras religiosas ou celebridades para a salvação em vez de si mesmas.
O tom da música não é feliz, mas relata conflito sobre se John ficou chateado quando ele gravou a música. De acordo com o guia de referência John Lennon: Listen to This Book, o produtor musical Klaus Voormann lembrou-se de John desmaiar durante a gravação da música. No entanto, em alguns dos outtakes do álbum “I Found Out”, John está com um humor jovial. Independentemente disso, os vocais de John em "I Found Out" soam amargos e bastante agressivos.
Em outra letra da música, John grita "the freaks on the phone [who] won’t leave me alone/os malucos ao telefone [que] não me deixam em paz". Em uma entrevista à Rolling Stone, Jann S. Wenner perguntou a John sobre a letra. John disse que escreveu a frase "Porque estou farto de todos esses hippies agressivos ou o que quer que sejam, a 'Geração Agora', sendo muito tensa comigo. Na rua ou em qualquer lugar, ou no telefone, exigindo minha atenção, como se eu devesse algo a eles. Eu não sou a porra dos pais deles, é isso. "
Embora muitas celebridades tenham fãs desagradáveis, John tinha fãs que realmente se sentiam no direito de entrar em sua casa. “Eles vêm até a porta com uma porra de um símbolo de paz e esperam apenas marchar pela casa ou algo assim, como um velho fã [dos Beatles]. Eles estão tendo uma ilusão de consciência por terem cabelo comprido, e é disso que estou farto. Eles me assustam, um monte de maníacos tensos circulando, usando símbolos de paz do caralho. "

source: Cheat Sheet

Nenhum comentário:

Postar um comentário