quarta-feira, 14 de outubro de 2020

O livro de fotos inéditas com John e Yoko de Brian Hamill em Nova York

O fotógrafo americano Brian Hamill passou mais de 50 anos sendo aclamado como fotojornalista e fotógrafo estático em sets de cinema (Annie Hall, The Conversation, A Woman Under the Influence). Para seu deleite, o ávido fã de rock'n'roll também teve a oportunidade de conhecer e fotografar John Lennon - uma vez durante o que seria seu último show no Madison Square Gardens em 1972, e duas vezes em trabalhos de retratos em casas de Lennon e Yoko Ono em Nova York.

Como acontece com todo o trabalho de Hamill, suas imagens do Beatle e de sua esposa artista - recentemente publicadas em um livro de fotos intitulado Dream Lovers - são compostas com maestria e maravilhosamente sinceras. “Sou um cara simples”, explica ele ao telefone, com um sotaque rude e caloroso do Brooklyn. “Eu cresci como um dos sete filhos em um bairro irlandês de classe trabalhadora e tínhamos que ser. Além disso, eu faço uma quantidade mínima de direção - quando é um olhar jornalístico, acho melhor deixar as pessoas fazerem suas coisas e atirar. ”

Photo Brian Hamill

No caso de Lennon e Yoko Ono, aquela coisa estava relaxando amigavelmente em seus apartamentos, que temos uma visão satisfatoriamente em profundidade; andando pelas ruas de West Village com roupas combinadas e vendo o mundo passar de seus telhados. Aqui - coincidindo quase exatamente com o que seria o 80º aniversário de Lennon - Hamill relembra as experiências memoráveis de capturar seu Beatle favorito no filme.

Photo Brian Hamill

“Eu fotografei John pessoalmente pela primeira vez em 13 de outubro de 1972. E eu estava nervoso! Eu fazia fotojornalismo há cerca de sete anos, então estava confiante em minhas próprias habilidades artesanais, mas era um grande negócio. John Lennon era meu Beatle favorito.

Photo Brian Hamill

“Quando toquei a campainha do apartamento deles na Bank Street, anunciei meu nome e a voz de John disse:‘ Venha ’. Fiquei chocado: nas filmagens, você tem assistentes, toda a comitiva, mas ele mesmo atendeu a porta!

Photo Brian Hamill

“A primeira coisa que ele me disse foi:‘ Olá, Brian, sou John. Você gostaria de uma xícara de chá? 'Olhei ao redor do apartamento para ver onde a ' Equipe de Lennon 'estava, mas a única lá era Yoko.

Photo Brian Hamill

“Ambos foram extremamente bons e tinham muita humanidade. Quando saíamos para as ruas, eles nunca se mostravam mais importantes do que as pessoas que os impediam para cumprimentá-los. John tinha um humor embutido e arrancou uma grande risada de todos com quem conversou, incluindo eu.

Photo Brian Hamill

“Ele me deixou igualmente relaxado quando o fotografei sozinho no Dakota, três anos depois. A única bagunça que fiz foi quando pedi a ele para posar na frente de sua jukebox. Ele colocou What’s Going On de Marvin Gaye e depois eu disse: ‘Este é o álbum mais inventivo dos anos 70 até agora’. Então eu pensei, ‘Merda, o que acabei de dizer a John Lennon?’ O cara lançou alguns discos realmente bons naquela década, incluindo o álbum Plastic / Ono! Houve a sugestão de uma pausa significativa e então ele disse, ‘Eu concordo. É um ótimo álbum, porra! ''

Photo Brian Hamill

“Subimos para o telhado novamente e ele estava com uma jaqueta de aparência legal com um broche de Elvis - ele me disse que Elvis o colocou no rock and roll - e uma boina francesa enorme. Ventava muito e seu cabelo estava soprando para todos os lados. Eu perguntei se ele queria parar, mas ele disse: 'Faça o que você quiser, eu não me importo!' Ele era o oposto dos atores que eu havia filmado, que estavam sempre olhando nos espelhos: ele era um artista do rock and roll, um transplantado nova-iorquino.

Photo Brian Hamill

“Minha foto favorita é de John e Yoko olhando para o rio Hudson. Ambos estão de perfil e John está com a mão no ombro esquerdo dela. Eles usavam roupas escuras combinando - eles eram como companheiros. Foi um momento mágico.

Photo Brian Hamill

“Meu outro favorito é um quadro tirado no telhado do Dakota. Sobre seu ombro esquerdo está onde está o memorial de Strawberry Fields no Central Park agora, ironicamente, então é meio que um presságio, mas eu gosto dos gráficos. ”

O livro Dream Lovers já foi lançado, publicado pela ACC Art Books.

source: Another Magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário