sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

George Harrison ajudou a reviver a carreira de Ronnie Spector com 'Try Some Buy Some'


George e Ronnie com Joe Machini, Phil Spector, Mal Evans e Klaus Voormann na sessão de gravação “Try Some, Buy Some” em fevereiro de 1971

No dia 12,morreu aos 78 anos a cantora Ronnie Spector,líder das Ronettes,do sucesso "Be My Baby".

Ronnie conheceu os Beatles em 1964 e depois as Ronettes se apresentaram como abertura para os shows da turnê de 1966.

Em 1970, George Harrison tinha tantas músicas armazenadas; ele não sabia o que fazer com todas elas. A maioria delas tinha saído dele infinitamente enquanto ele ainda estava nos Beatles. Ele as guardou para mais tarde porque sabia que colocar uma de suas músicas em um álbum dos Beatles era como arrancar dentes.

Eventualmente, ele começou a doá-las para outros astros do rock que ele sabia que os serviriam bem. Isso incluiu Ronnie Spector, cuja carreira estava em declínio na época.

Para George, havia apenas uma opção; fazer um álbum. Ele tinha um estoque de músicas e sabia que queria fazer algo como reação a deixar uma das maiores bandas do mundo. Então, ele fez um álbum triplo chamado All Things Must Pass.

No entanto, mesmo depois de fazer um álbum triplo, George ainda tinha músicas restantes, incluindo “Try Some Buy Some”. Quando o trabalho em All Things Must Pass terminou, George e Phil Spector, o produtor do álbum, decidiram se concentrar em reviver a carreira da esposa de Phil Spector,a Ronnie.

Para o álbum de retorno de Ronnie, que seria produzido pela gravadora dos Beatles, a Apple, George deu a ela "Try Some Buy Some". Ronnie gravou em Londres, embora não fosse exatamente uma música que ela teria cantado com The Ronettes.

Em seu livro de memórias de 1980, I Me Mine, George disse que escreveu a música no órgão. Como não entendia muito bem o instrumento, ele se meteu em “complicações”.

“Com teclados você pode fazer mudanças que você não consegue fazer bem ou nada na guitarra; você pode mover a linha de baixo para baixo e continuar mudando sua mão direita para frente, mudando as diferentes notas, e essa música foi baseada nesses acordes estranhos que eu consegui”, escreveu George.

“Eu não conseguia tocar as duas partes (mão esquerda e direita) ao mesmo tempo e pedi a um amigo que escrevesse para mim – já que não escrevo partitura”.

Klaus Voormann lembra que teve que intervir para que Harrison pudesse ouvir toda a peça tocada: "Ele tocava a música no piano com a mão direita, apenas com três dedos. Ele não conseguia tocar com cinco dedos e não conseguia Eu toquei a música inteira com as duas mãos no piano. Eu tive que tocar a parte da mão esquerda para que ele pudesse ouvir como a música inteira soava."

A música é uma valsa (ritmo 3/4), o que é incomum para uma música pop. Inclui alguns padrões de ritmo que são derivados da música indiana.

Caso o video não abra,CLIQUE AQUI! HERE!

A faixa contou com vários músicos: George Harrison tocou guitarras, Gary Wright (Spooky Tooth) teclados, Klaus Voormann (Manfred Mann) baixo, John Barham arranjo de cordas, Jim Gordon (Derek and the Dominos) na bateria, Pete Ham (Badfinger) guitarra e Leon Russell no piano.

“Quando entrei no estúdio, havia um cara lá, sentado ao piano. E seu cabelo era tão comprido que eu não conseguia ver o lado de seu rosto. E eles disseram: 'Vá e sente-se ao lado dele, esse é o cara que vai te ensinar a música.' Então eu me sentei ao piano e ele se virou lentamente, era George Harrison! E começamos a rir, estávamos tão felizes em nos ver.

Levei muito tempo para conseguir ['Try Some, Buy Some']. Eu disse ‘George, o que isso significa? Você tentou o que? Você comprou o quê?” Eu realmente não sabia do que ele estava falando. Então ele explicou sobre o Maharishi, e como eles tentaram coisas e drogas, e não funcionou. Eu disse: 'Mas George, eu nunca usei drogas. Eu não posso cantar uma música assim!' Ele disse: 'Ronnie, você pode cantar qualquer música.'” - Ronnie Spector, Goldmine, 8 de agosto de 2011

Como a maioria das músicas de All Things Must Pass, “Try Some Buy Some” é sobre Deus. No entanto, Ronnie estava perdido na espiritualidade de George. As Ronettes cantavam sobre amor e relacionamentos com parceiros, não sobre Deus.

Caso o video não abra,CLIQUE AQUI! HERE!

“Mesmo que as palavras sejam mundanas se a atitude for direcionada de volta para a fonte, então se torna mais espiritual para mim e tem mais significado, mesmo que ainda possa ser considerada uma melodia simples”, continuou George em I Me Mine.

A letra da música inclui: “De volta no tempo/ Alguém disse: experimente um pouco/ Eu tentei um pouco/ Agora compre um pouco, eu comprei um pouco/ Oh Oh Oh/ Depois de um tempo/ Quando eu os experimentei/ Neguei-os/ Abri meus olhos e/ Eu vi você.””.

Embora possa ter sido estranho para Ronnie cantar “Try Some Buy Some”, ela cantou lindamente.

Foi lançada como single pela Apple em 1971 (e incluída no CD “Come and Get It: The Best of Apple Records” em 2010).

A música também não foi horrivelmente nas paradas. Ela chegou ao número 77 na parada da Billboard, mas a decepcionante recepção comercial dessa música levou ao cancelamento de um segundo single, que seria "You",escrita por George Harrison também.

Mais tarde, George gravou a música e a colocou no Living in the Material World. Depois disso, David Bowie gravou a música para seu álbum Reality de 2003.

source: Cheat Sheet ou Harrison Archive

Nenhum comentário:

Postar um comentário