sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

O show que inspirou Paul McCartney a tocar guitarra

A adolescência de McCartney foi cheia de dificuldades depois que sua vida virou de cabeça para baixo quando, aos 14 anos, sua mãe faleceu após complicações relacionadas à cirurgia de câncer de mama. A perda de sua mãe daria a ele e John Lennon um vínculo comum improvável e infeliz, que cimentou seu relacionamento, com a música ajudando a tirar a dupla de seus respectivos períodos de luto.

Apenas algumas semanas depois de perder sua mãe, McCartney foi ao Liverpool Empire para assistir Lonnie Donegan, que o encantou com seu charme. Alegadamente, Macca estava tão obcecado com o cantor que ele até visitou o local na hora do almoço da apresentação para dar uma olhada em seu herói, o que lhe deu um vislumbre da Beatlemania do outro lado da cortina.

“Foi logo após a morte da minha mãe que tudo começou”, Mike McCartney lembrou mais tarde sobre o caso de amor de seu irmão com a guitarra. “Tornou-se uma obsessão. Tomou conta de toda a sua vida. Ele simplesmente surgiu naquela época e se tornou uma fuga.”

McCartney recebeu um trompete em seu aniversário de 14 anos no início do ano, mas depois de ver Donegan iluminar o Liverpool Empire, ele sabia que a guitarra era o que mais queria. Por isso, Macca foi até a cidade e trocou o trompete por um acústico Zenith de seis cordas, que tocou até 1960, e o instrumento mudou o rumo de sua vida.

Paul,Lonnie Donegan,George e Ringo no casamento de Eric Clapton e Pattie 1979

“Meu pai me comprou um trompete no meu aniversário, na Rushworth & Draper’s (a outra loja de música da cidade), e eu adorei”, explicou McCartney no Anthology. “Houve um grande herói na época. Houve Harry James – O Homem da Trombeta de Ouro – e agora, nos anos cinquenta, era Eddie Calvert, uma grande estrela britânica que tocava “Cherry Pink And Apple Blossom White” – todos aqueles discos de trompete enigmáticos. Havia muitos deles naquela época, então todos queríamos ser trompetistas.”

Ele continuou: “Perseverei com a trombeta por um tempo. Aprendi 'The Saints', que ainda posso tocar em dó. Aprendi minha escala de dó e algumas coisas. Então percebi que não conseguiria cantar com essa coisa presa na boca, então perguntei ao meu pai se ele se importaria se eu trocasse por um violão, o que também me fascinou. Ele não, e eu troquei meu trompete por um violão, um Zenith, que ainda tenho.”

Na verdade, o amor de McCartney por artistas como Lonnie Donegan já o havia infectado antes de vê-lo se apresentar no Empire e, no fundo do coração, ele provavelmente já sabia que não era trompetista. No entanto, aquele show confirmou que era hora de seguir seus novos sonhos, e nada mais seria o mesmo.

source: Far Out Magazine

Um comentário:

  1. Paul é um musico incrível. Uma lenda viva...um grande ídolo mundial !!!!🎸🎸🎸🎸🎸🎸🎸🎸🎸🎸🎸

    ResponderExcluir