quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Ray Davies, dos Kinks, fez fortes críticas ao "Revolver”.

O vocalista da banda,Ray Davies,dos Kinks,recebeu a tarefa de revisar na época o álbum "Revolver" dos Beatles para o Disc and Music Echo Magazine,publicada em agosto de 1967 e só o título já imagine o quanto ele desceu o chumbo no disco,"Sério, é um monte de lixo!".

Davies diz que ‘Eleanor Rigby’ é uma música que “soa como se quisessem agradar professores de música nas escolas primárias”. Detalhando ainda mais, Davies acrescenta que "é muito comercial" na coisa mais próxima de um elogio.

Depois disso, Davies fica ainda mais impiedoso. Ele descreve "Yellow Submarine" como "um monte de lixo" e afirma que "Taxman" é "um pouco limitado". Talvez mais revelador, no entanto, foi sua opinião sobre a inovadora ‘Tomorrow Never Knows’, que ele revisou da seguinte maneira: “Ouça todos aqueles sons malucos! Vai ser popular nas discotecas. Posso imaginar que amarraram George Martin a um mastro totêmico quando fizeram isso. ”

Em ‘I’m Only Sleeping’: “É uma música muito bonita, muito mais bonita do que‘ Eleanor Rigby ’. Uma coisa muito velha, de verdade, e definitivamente a melhor faixa do álbum. ”

Foi nesse lado separado da mesma noção de moeda que o sempre diplomático e compreensivo George Harrison se concentrou quando respondeu na próxima edição da revista, um dia após o lançamento de Revolver. “Ele tem direito à sua opinião”, começou Harrison. “Mas eu acho que se Ray Davies nos conhecesse, ele poderia mudar de tom. Tenho certeza de que ele é mais parecido conosco e pensa mais da mesma forma do que pensa. Acho que Ray Davies e os Beatles têm muito em comum ”.

O futuro amigo e colaborador de Harrison, Eric Clapton, também foi rápido em defender o álbum. Ele disse: “É ótimo, tudo nele é fantástico!” Ele então falou sobre seus guitarristas favoritos, acrescentando: “Peter Green é bom. Ele está indo na direção certa e sempre em frente com suas ideias. Se eu tivesse certeza de que tudo o que George Harrison toca foi ideia dele, eu diria que ele é bom, mas tenho a sensação de que é Paul McCartney ficou dizendo a ele o que fazer. ”

Na verdade,a rivalidade entre os Kinks e os Beatles não é de agora,pois quando os Beatles já eram famosos,os Kinks abriram para a banda em uma turnê:

“Nós tocamos com os Beatles em Bournemouth, e John Lennon fez uma observação que estávamos lá apenas para aquecê-los”, disse o cantor a Mojo em uma entrevista.. “Tvemos uma ótima reação a‘ You Really Got Me. ' Foi uma validação inicial de que tínhamos algo que nos defendia, como ser intimidado na escola e ter algo maior do que o agressor. Foi esse tipo de sentimento. ”

“You Really Got Me” liderou a parada de singles no mês seguinte, garantindo o sucesso dos Kinks e levando a uma cadeia de sucessos subsequentes. “Quando chegou ao primeiro lugar, foi como perder a virgindade”, disse Ray Davies. “[Você] nunca mais será o mesmo; você nunca esquece aquele momento. ”

Talvez previsivelmente, o irmão guitarrista de Ray, Dave, tinha uma opinião diferente sobre Lennon - em 2016, ele descreveu o como "um cara paranóico, mas engraçado".

Ele disse ao Classic Rock: “Acho que ele gostou de mim, principalmente porque sabia que eu não me importava. Minha atitude não se resumia a um ressentimento interior, como o dele. Muito de seu descontentamento nasceu de experiências e ressentimentos enraizados. Mas, ao contrário de John, eu tive uma ótima infância. Certa vez, estávamos os dois bêbados, sentados à mesa no Scotch of St James [clube em Londres]. Eu também tomei alguns comprimidos e ele não conseguia me impedir de falar. Quando eu estava saindo, John me disse: ‘Você é uma das pessoas mais desagradáveis ​​que já conheci!’ Considerei isso um grande elogio. ”

Nos anos subsequentes,Ray Davies celebrou os Beatles mais uma vez, como ele mais tarde opinaria: “Acho que eles eram muito bem organizados quanto à forma como trabalhavam”, diz Davies. “E eles tinham uma equipe. Eu realmente não tinha uma equipe. Eles sabiam exatamente para o que sua música estava sendo lançada. Eu não fiz. Eu sabia que tinha um bom guitarrista de riff [o irmão Dave Davies] ... mas não tinha ninguém com quem colaborar ... Há algo especial sobre os Beatles, no entanto. ”

source: Far Out Magazine e Ultimate Classic Rock

2 comentários: