segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Paul McCartney acha que o Wings foi subestimado

Nesta entrevista clássica de 1994, McCartney relembra a transição para o Wings, seu efeito em seu modo de tocar baixo e como ele se tornou um artista e empresário.

Em 1994, Paul McCartney discutiu sua maneira de tocar baixo em Wings com o escritor Tony Bacon. A conversa encontrou McCartney refletindo sobre o sucesso de Wings - de alguma forma, nunca foi o suficiente na época, mas olhando para trás, eles se deram bem.

Este foi um momento crucial para o ex-Beatle. As coisas estavam mudando. Mas, como ele explica, nunca haveria uma mudança no contrabaixo, mesmo se ele tivesse mudado sua marca de escolha ....

Você sempre foi visto no palco com um baixo Hofner com os Beatles, e ainda assim você quase sempre usou um Rickenbacker enquanto estava no palco com Wings. Por que foi isso?

"Não tenho certeza. Talvez tenha sido uma combinação de coisas. Eu sabia que era conhecido pelo formato do violino. É como Charlie Chaplin, sabe? A pequena bengala, o bigode e um chapéu-coco, e ele é Charlie. Se ele vem com uma bandana e está barbeado e está de bicicleta, é como, 'Quem é esse?' Então eu acho que pode ter havido pois era uma espécie de marca registrada.

“Além disso, era muito leve e eu sempre toquei ao vivo, então posso ter tocado com segurança, apenas usando o instrumento que sempre usei. Depois me acostumei mais com o Rickenbacker, e com o Wings comecei a tocar com ele no palco. “

Achei que parecia uma coisa consciente no que diz respeito ao trabalho ao vivo : Beatles tem tudo a ver com Hofner, Wings tem tudo a ver com Rickenbacker.

"Bem, sim, mudar de banda dá a você uma liberdade, obviamente."

No Wings você tinha a opção de contratar quem gostasse, mas optou por ficar como baixista.

“Eu sempre abordo uma turnê pensando como se eu não estivesse lá. Bem, esse velhote McCartney está saindo em turnê, o que eu gostaria de vê-lo fazer? Bem, eu gostaria de vê-lo tocar baixo - ele é bom naquele baixo antigo. Então eu pensei, devo tocar baixo. O homem na platéia, a garota na platéia, esperaria que eu tocasse baixo. Eu provavelmente gostaria que ele tocasse Yesterday, então vamos pendurar isso em algum lugar.

“No Início do Wings eu não fiz, eu estava farto disso, mas agora eu faria porque acho que vai ficar bem. Eu sou um artista, pessoal, e se der certo, é isso. Eu sou o oposto de Bob Dylan. Eu sei G.E. Smith, que tocou com ele, e ele me disse : ‘Oh, Bob, a Tambourine Man foi ótimo esta noite, fantástico’. E isso significava que [Dylan] não faria isso. Ele iria tirar na noite seguinte.

“Uma coisa perversa, não sei. Para mim, sou ... menos complexo do que isso. Se tudo der certo, eu deixo. Mas com Wings, sim, eu sentiria que não precisava mais tocar o Hofner, porque eram os Beatles e meio que acabou com aquele período. Eu não sei se eu estava pensando profundamente em Wings. "

O Wings foi subestimado?

“Sim, eles são, completamente, sim. Número um, os Beatles eram a melhor banda do mundo. É difícil acompanhar isso. Qualquer coisa que os Wings fizessem tinha que ser vista à luz dos Beatles. E as comparações sempre foram muito duras. Denny Laine não era John Lennon. Henry McCullough não era George Harrison. Isso era inevitável. O interessante é que, olhando para trás, para alguns dos trabalhos, algumas das coisas, é melhor do que você pensa que foi, mas porque recebeu críticas severas ... de mim.

“Os críticos nos deram uma vida difícil, mas eu fui particularmente duro conosco. Lembro-me de ter olhado um livro, havia um álbum que fizemos, acho que foi Back to the Egg, que não foi bem, e me lembro de ter pensado: 'Deus, desastre completo'. Anos depois, lembro-me de ter olhado para ele com Bowie neste livro antigo - um desses livros 'quem fez o quê' do Hit Parade, procurando por ele - e era como o número oito na América. E eu pensei, a maioria das pessoas daria seus malditos braços direitos para ser o número oito.

“Mas oito, e eu não estava satisfeito. Os Beatles eram o número um. Isso está bem, faz você continuar. Mas sim, muitas das coisas são subestimadas, por causa disso. A verdade é que eu tinha os Beatles e depois comi outra mordida na cereja no Wings, e muito do que fizemos, porque a indústria estava crescendo, acabaríamos vendendo mais que os Beatles em vários casos ...

“Então, você sabe, há muito a ser dito sobre o período após os Beatles, na verdade, e foi um tempo mais longo - o que foi estranho quando percebi que os Wings existiam há tanto tempo quanto os Beatles.“

Como você vê aquele período do Wings para você como baixista?

“Acho que foi tudo bem, mas acho que nunca tive o interesse que tive durante aquele período de sonho em torno do Sgt Pepper e Rubber Soul, quando eu estava fazendo alguma coisa ... Veja, com Wings, eu agora era o líder da banda, o empresário, isso e aquilo. Não tínhamos Apple, não tínhamos Epstein, não tínhamos nada. Era eu fazendo tudo. Essa foi a maior dor de cabeça - isso é difícil.

“Nos Beatles, eu estava livre de tudo isso. Tínhamos um empresário, três outros caras excelentes ... Acho que houve um período de premiação quando eu estava tocando meu melhor baixo, e acho que depois disso eu tinha tanto a fazer que não estava livre para apenas fazer o baixo. Eu poderia me concentrar tudo em escrever a música, cantar em harmonia com John, ou tocar o baixo, basicamente meu papel, ou talvez tocar um pouco de piano ou violão ou algo assim.

"Além disso, eu realmente não tinha muito o que fazer, então você poderia colocar toda a sua energia nisso. E acho que depois disso deixei de lado o papel de baixista, um pouco, em favor do papel de frontman. Não era realmente minha coisa favorita a fazer, mas realmente não havia mais nada a fazer. A única alternativa era desistir da música, que eu vi. “

source: Guitar World

Nenhum comentário:

Postar um comentário