domingo, 29 de janeiro de 2023

A música de Paul McCartney sobre a mortalidade

Algumas semanas antes da morte de George Harrison em 29 de novembro de 2001, o guitarrista dos Beatles foi visitado por Paul McCartney.

McCartney foi para a casa de George esperando o pior, mas ficou surpreso ao encontrar ele de bom humor. Apesar de estar com muita dor, ele ainda contava piadas, recusando-se a deixar o mundo em um ritmo pessimista. Alguns fãs acreditam que este encontro final com George Harrison inspirou McCartney a escrever uma música sobre como ele gostaria de ser lembrado após sua própria morte.

A música 'The End Of The End', retirado do álbum de Paul McCartney de 2007, Memory Almost Full, é muito menos sombrio do que o título sugere. Está tudo lá na primeira linha: “No fim do fim, é o começo de uma jornada para um lugar muito melhor”. A visão de McCartney parece ser que a morte não deveria ser motivo de solenidade, mas uma chance de lembrar toda a alegria que a vida traz. Como McCartney disse à Word Magazine em 2008: “Eu ouvi alguém – acho que foi James Taylor – dizer em uma letra ‘no dia que eu morrer’, e isso me levou a pensar na minha morte como um assunto. Então, entrei nisso e descobri que estava interessado na ideia do Irish Wake, nas piadas contadas e nas histórias antigas, em vez do evento solene, anglicano e carregado de desgraças. Mas não é um assunto que alguém visite tanto. Não é muito alegre, suponho. Não é uma ótima música para dançar.”

Falando ao Sunday Times logo após o lançamento de Memory Almost Full, McCartney disse: “Gosto da abordagem irlandesa de um velório, onde é comemorativo. Lembro-me de uma vez que uma irlandesa me desejou felicidades dizendo: 'Desejo-lhe uma boa morte', e eu disse: 'sim, o que?' Pensei nisso mais tarde e, na verdade, é uma grande coisa desejar a alguém. Eu pensei: 'Bem, do que eu gostaria?' Piadas, um velório, música, em vez de todo mundo sentado parecendo taciturno, dizendo: 'Ele era um cara legal' - embora eles também possam fazer um pouco disso. Isso levou ao verso: 'No dia em que eu morrer, gostaria que as piadas fossem contadas e as histórias antigas fossem estendidas como tapetes.' Eu toquei para minha família e eles acharam muito emocionante porque, você sabe, é o papai. É uma combinação estranha, porque você está falando de um assunto sério. Mas estou lidando com isso de ânimo leve."

source: Far Out Magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário