domingo, 8 de janeiro de 2023

A turnê de George Harrison em 1991 foi mais tranquila do que a de 1974

Em 1991, George Harrison partiu em sua última turnê. Eric Clapton o convidou para fazer alguns shows no Japão. Demorou para convencê-lo. George não era o maior fã de turnês.

Antes de ir para o Japão, George só havia feito uma outra turnê durante sua primeira turnê solo nos Estados Unidos em 1974. Aquela turnê Dark Horse foi um desastre. Houve muitas complicações. No final, George voltou para casa mentalmente e fisicamente exausto e essencialmente jurou nunca mais fazer turnês.

No entanto, a turnê de George e Eric Clapton pelo Japão acabou sendo muito diferente.

Depois de 1974, George raramente tocava ao vivo. Ele nunca embarcou em outra turnê até que Clapton o convidou para ir ao Japão em 1991. George percebeu que esta última turnê seria diferente depois que Clapton a sugeriu.

Ele teria Clapton e sua banda de apoio com ele. “Eric me sugeriu que seria uma boa hora se eu quisesse fazer uma turnê porque ele não estava trabalhando e ele e sua banda estavam disponíveis para se tornar minha banda”, disse George em entrevista coletiva. “E essa foi uma das razões pelas quais pensei em trabalhar porque Eric me convidou.”

Durante os 12 shows, que não tiveram muito tempo de viagem, Clapton ficou em segundo plano e se tornou o diretor musical.

George preparou sua voz também. Para evitar que falhasse como em 1974, George parou de fumar antes da turnê.

George disse ao Chicago Tribune: “Sinto-me melhor do que em 20 anos. Eu sou muito direto. Eu nem bebo.” Apesar de estar mais preparado do que em 1974, George ainda estava nervoso com a apresentação. Ainda assim, ele disse que tocou melhor do que nunca.

“No primeiro show de verdade, fiquei nervoso, mas foi o equilíbrio certo entre nervos e adrenalina”, disse George em 1992, “e provou ser uma das melhores apresentações”. Fãs e críticos também ficaram extremamente satisfeitos com as 12 apresentações.

source: Cheat Sheet

Nenhum comentário:

Postar um comentário