quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Mesmo sobre a F1,George Harrison deu outro sentido a música "Faster"

Emerson Fittipaldi, George Harrison and Jackie Stewart 1979 Interlagos,São Paulo

O amor de George Harrison pelas corridas de carros é anterior à sua paixão pela música. De acordo com a Rolling Stone, George assistiu ao primeiro Grande Prêmio da Inglaterra de Liverpool em Aintree quando tinha 12 anos. “Acompanhei a Fórmula 1 até a época em que começamos a ser músicos profissionais e, mesmo assim, na década de 60, apesar de estarmos muito ocupados, peguei algumas corridas, principalmente Monte Carlo”, disse ele.

No final dos anos 1970, George se aproximou de Jackie Stewart, o piloto de Fórmula 1 tricampeão mundial aposentado. “Foi realmente por meio dele que cheguei aos bastidores, e é muito mais interessante lá atrás”, explicou George.

As corridas foram uma das razões pelas quais George começou a escrever música novamente. Antes de 1979, George não estava fazendo novas músicas porque se desencantou com a indústria da música. Ele disse à Rolling Stone que só começou a pensar em música novamente quando todos nas corridas começaram a perguntar a ele sobre um novo material.

“Eu estava ficando envergonhado porque estava indo para todas essas corridas de automóveis, e todo mundo estava falando comigo como George, o ex-Beatle, o músico, me perguntando se eu estava fazendo um disco e se eu iria escrever algumas músicas sobre corrida, mas os pensamentos musicais estavam a apenas um milhão de milhas de distância da minha mente”, explicou George.

Uma conversa com Niki Lauda levou George a escrever música novamente, apenas para que Lauda tivesse algo para ouvir, e ele escreveu “Faster” como uma homenagem a Jackie Stewart e a todos os outros caras da Fórmula 1.

Embora ele tivesse seus amigos da Fórmula 1 em mente quando escreveu “Faster”, a música pode tocar qualquer pessoa.

“É fácil escrever sobre motores V-8 e vroom vroom – isso seria besteira”, disse George. “Mas estou feliz com a letra porque pode ser vista como sendo sobre um piloto especificamente ou qualquer um deles, e se não tivesse os ruídos das corridas de automóveis, poderia ser sobre o Fab Four realmente – os ciúmes e coisas assim."

Em suas memórias de 1980, I Me Mine, George disse que escreveu a música como um desafio depois que muitas pessoas perguntaram se ele escreveria uma música sobre corridas de carros.

“Eu peguei o título primeiro - tirei do livro de Jackie Stewart! Então escrevi o refrão 'faster than a bullet from a gun/mais rápido que uma bala de uma arma, etc.' e depois trabalhei o resto da música de uma forma que não a limitasse apenas aos carros. Depois de colocar os efeitos sonoros, obviamente é sobre corrida, mas, se você tirar isso, a única coisa na música que tem algo a ver com carros é a palavra 'machinery'.

“A história pode se relacionar a mim ou a você ou a qualquer pessoa em qualquer ocupação que se torne bem-sucedida e tenha pressão sobre eles causada pelos ciúmes, medos, esperanças etc. - e eles me permitiram ver as coisas de um ângulo muito diferente do negócio da música com o qual normalmente estou envolvido.

Existem semelhanças entre carros de corrida e tocar em uma banda de rock. Ambos estão vivendo rápido. George sabia disso e também sabia que ambos poderiam lhe proporcionar uma experiência elevada.

Jackie Stewart diz que sua amizade com George foi baseada em seu amor compartilhado pela experiência intensificada que se obtém ao dirigir carros velozes. Não os próprios carros velozes.

“Quando você dirige um carro de corrida até o limite absoluto de sua capacidade e de sua própria capacidade, é uma emoção e uma experiência única”, explicou Stewart no documentário de Martin Scorsese, George Harrison: Living in the Material World.

“Quando isso acontece, seus sentidos são muito fortes. Isso é o que eu acho que George viu nas corridas. Nós conversamos muito sobre coisas assim: senso aguçado, de sua sensação e seu toque e seus pés... Se você ouvir um guitarrista realmente top, ou qualquer músico top, e como eles podem fazer aquela guitarra falar, ou aquele teclado falar, ou as peles falam, isso é outra intensificação dos sentidos que está além do alcance, do conhecimento de qualquer homem ou mulher normal."

source: Cheat Sheet

Nenhum comentário:

Postar um comentário