quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

O primeiro número 1 dos Beatles, "Please Please Me", completa 60 anos

Foi um começo sólido. Para quatro rapazes desconhecidos de Liverpool, Inglaterra, conseguir um hit no top 20 no UK Singles Chart foi um grande golpe. Isso aconteceu depois que os quatro membros passaram por anos de maratonas de shows em Hamburgo, Alemanha, e algumas substituições dolorosas, que incluíram a morte de um amigo próximo e ex-baixista. Mas os Beatles agora tinham algo valioso com o qual não haviam se deparado antes: impulso.

Depois de lançar seu primeiro single, 'Love Me Do', no número 17 na última semana de 1962, voltou ao estúdio para os Beatles. “Tivemos uma entrada no top 30 com 'Love Me Do' e realmente pensamos que estávamos no topo do mundo”, disse John Lennon em 1963. “Então veio 'Please Please Me' - e bam! Nós tentamos torná-lo o mais simples possível. Algumas das coisas que escrevemos no passado foram um pouco fora do comum, mas apontamos esta direto para a parada de sucessos.”

Era um sentimento agradável, mas estava longe da verdade. A música que acabou se tornando 'Please Please Me' teve que passar por uma série de mudanças antes de ser lançada como single. No processo, os Beatles formariam um vínculo duradouro e uma parceria criativa com o homem que assinou o contrato de gravação com a EMI em primeiro lugar, o produtor George Martin.

Durante seu primeiro encontro juntos, os Beatles e George Martin estavam farejando um ao outro. Gentilezas gerais e conversa fiada deixaram Martin inseguro se o grupo estava pronto para gravar. Ele certamente não ficou impressionado ao ver a banda tentando descobrir o estúdio em sua audição inicial, mas o avanço veio quando George Harrison fez um comentário sarcástico sobre a gravata de Martin. A partir daí, o resto da banda se juntou, levando Martin a querer contratar a banda apenas por seu humor. Para um ex-produtor musical de comédia, Martin encontrou uma oportunidade.

Depois que Martin tentar gravar "Love Me Do" com três bateristas diferentes (originalmente com Pete Best, depois com Ringo Starr e o baterista Andy White se revezando), os Beatles insistiram em sua formação principal para a gravação de "Please Please Me". . Lennon havia escrito a faixa enquanto tentava replicar o trabalho de alguns de seus heróis.

“‘Please Please Me’ é minha música completamente. Foi minha tentativa de escrever uma música de Roy Orbison, você acredita?” Lennon disse a David Sheff em 1980. “Escrevi no quarto da minha casa na Menlove Avenue, que era a casa da minha tia… Lembro-me do dia e da colcha rosa na cama, e ouvi Roy Orbison tocando 'Only The Lonely' ou alguma coisa. Foi daí que veio. E também, sempre fiquei intrigado com as palavras de 'Please, lend me your little ears to my pleas' - uma música de Bing Crosby. Sempre fiquei intrigado com o duplo uso da palavra “please”. Então foi uma combinação de Bing Crosby e Roy Orbison.”

'Please Please Me' estava no repertório da banda enquanto eles decidiam qual música gravaria como primeiro single. Nesse ponto, a música tinha um andamento visivelmente mais lento em comparação com a versão animada que acabou sendo lançada. Foi um processo improvisado, especialmente considerando o quão diligente Martin era sobre ritmo e velocidade para seu single de estreia.

“Quase a abandonamos como o lado b de ‘Love Me Do’”, Lennon revelou mais tarde. “Mudamos de ideia apenas porque estávamos muito cansados na noite em que tocamos ‘Love Me Do’. Repassamos isso algumas vezes e, quando chegamos à questão do outro lado, pretendíamos usar 'Please Please Me'. Nosso gerente de gravação, George Martin, achou nosso arranjo complicado, então tentamos torná-lo mais simples. Estávamos ficando muito cansados, porém, e simplesmente não conseguíamos acertar. Somos conscienciosos com o nosso trabalho e não gostamos de apressar as coisas.”

Em vez de usar uma das versões menos impressionantes da música gravada em setembro de 1962, a banda gravou 'Ask Me Why' como lado B e guardou 'Please Please Me' para sua próxima sessão de estúdio em novembro. “Naquela fase, ‘Please Please Me’ era uma música muito triste”, explicou Martin. “Era como um número de Roy Orbison, muito lento, vocais de blues. Era óbvio para mim que precisava ser revigorado. Eu disse a eles para trazê-lo na próxima vez, e nós tentaríamos novamente.

Quando os Beatles voltaram aos estúdios da EMI em 26 de novembro, havia uma leve tensão no ar. Durante as sessões anteriores, Martin convenceu a banda a gravar uma música chamada 'How Do You Do It?', escrita pelo compositor Mitch Murray. O grupo insistiu em gravar seu próprio material, mas Martin contra-atacou querendo lançar "How Do You Do It?" se "Please Please Me" não fosse bom.

Mas Martin também simpatizava com os desejos da banda. Como tal, fez uma recomendação: aumentar o andamento da música e torná-la uma música pop ao invés de uma balada. “Nós cantamos e George Martin disse: 'Podemos mudar o andamento?' Dissemos: 'O que é isso?'”, explicou Paul McCartney em Anthology. “Ele disse: ‘Torne-a um pouco mais rápida. Deixe-me tentar. E ele tentou. Pensamos: 'Oh, tudo bem, sim.' Na verdade, ficamos um pouco envergonhados por ele ter encontrado um andamento melhor do que o nosso.

Depois de ter substituído Ringo Starr por Andy White em 'Love Me Do', coube ao novo baterista da banda se afirmar e manter a música em movimento em seu novo ritmo. Ringo aceitou o desafio de frente e criou um de seus grooves mais sólidos. Após 18 takes, os Beatles gravaram com sucesso a música inteira ao vivo, menos um overdub de gaita feito por Lennon.

No final da sessão do dia, Martin pegou o interfone e informou ao grupo: “Parabéns, senhores, vocês acabaram de alcançar seu primeiro número um”. Ele estava certo, com uma pequena ressalva. Embora "Please, Please Me" tenha atingido o primeiro lugar nas paradas compiladas pela NME e Melody Maker, a parada da Record Retailer manteve a música em segundo lugar, atrás de "Wayward Wind" de Frank Ifield. Uma vez que este último foi o que eventualmente evoluiu para o UK Singles Chart oficial, os Beatles teriam que esperar mais três meses para seu primeiro verdadeiro número um.

O single foi lançado dia 11 de janeiro de 1963 com "Ask Me Why" como Lado B.

source: Far Out Magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário