terça-feira, 7 de junho de 2022

Há 60 anos,a primeira sessão de gravação de Abbey Road dos Beatles

Em 6 de junho de 1962 foi a data da primeira visita histórica dos Beatles à EMI Studios em 3 Abbey Road, St John's Wood, Londres.

Ocorreu no estúdio 2 das 19h às 22h, funcionou como uma audição e uma sessão de gravação propriamente dita. Eles primeiro percorreram várias músicas e depois gravaram quatro. Números precisos de takes são desconhecidos, mas eles foram gravados na seguinte ordem: Besame Mucho, Love Me Do, PS I Love You e Ask Me Why.

"Os Beatles não causaram uma impressão muito boa, a não ser visualmente. Quero dizer, não ouvimos nada sobre a habilidade de composição de John e Paul. Eles tinham pequenos amplificadores e alto-falantes Vox, que não criavam muito som na fonte. Claro, todo engenheiro de som quer algum tipo de som na fonte que ele possa embelezar e melhorar, mas eu não consegui nada do equipamento dos Beatles, exceto uma carga de ruído, zumbido e sabe-se lá o quê. O de Paul era o pior - naqueles dias tínhamos câmaras de eco para adicionar à reverberação, e eu tive que invadir a câmara de eco do estúdio 2 para consertá-lo com um som para que pudéssemos gravar algo na fita." Norman Smith para Sound On Sound

A maior parte da documentação da sessão foi destruída há muito tempo, mas sabemos que foi produzida por George Martin com o assistente Ron Richards, e foi a única sessão da EMI dos Beatles a apresentar Pete Best na bateria.

a caixa de fita

"Nós demos a eles uma longa palestra sobre seus equipamentos e o que teria que ser feito para se tornarem artistas de gravação. Eles não responderam uma palavra de volta, nem uma palavra, eles nem acenaram com a cabeça em concordância Quando ele terminou, George Martin disse: "Olha, eu tenho batido em vocês por um bom tempo, vocês não responderam. Tem alguma coisa que você não gosta?" Lembro que todos se olharam por um longo tempo, arrastando os pés, então George Harrison deu uma longa olhada em George e disse: "Bem, para começar, não gosto da sua gravata". pelos próximos 15-20 minutos, eles foram puro entretenimento. Quando eles saíram para ir para casa, George e eu apenas sentamos lá dizendo 'Ufa! O que você acha disso então?' Eu tinha lágrimas escorrendo pelo meu rosto." Norman Smith, engenheiro de todas as sessões dos Beatles desde esta primeira até Rubber Soul em 1965.

Apenas as gravações de 'Besame Mucho' e 'Love Me Do' sobreviveram até hoje - a primeira foi descoberta em uma coleção particular na década de 1980, e a segunda em 1994. Ambas aparecem no álbum Anthology 1.

As outras gravações foram destruídas depois que foi decidido que nada da sessão poderia ser lançado comercialmente – uma prática não incomum no início dos anos 1960.

"Eles saíram, e George se virou para mim e disse: 'Bem, o que você acha?' E eu disse: 'Já vi muitos grupos entrarem para testes de artistas, mas este - há algo especial neles. Não posso dizer o quê, mas há algo lá.” Como eu disse, o teste não foi muito bom e não fiquei impressionado com o som deles. Mas eles tinham uma qualidade atraente, uma espécie de carisma. E eu disse a George: 'Na minha opinião, acho que podem ser contratados'. Vou pensar sobre isso.” Agora, houve um pouco de controvérsia que surgiu depois disso, sobre se eles realmente assinaram antes do teste do artista. Muito do que saiu fazia sentido porque, na minha opinião, George Martin se apresentou para um teste de artista, quando nenhum outro produtor fez isso. Como eu disse, sempre foram seus assistentes.

Para o teste do artista, foi o próprio George Martin. E não havia dúvida de que eles estavam sendo assinados naquele momento. Mas, mais tarde, comecei a me perguntar: ‘Eles já estavam contratados? É por isso que o próprio George Martin apareceu? Foi porque esta foi a primeira vez que ele os viu? Havia algo mais ligado à coisa toda?' Norman Smith para o livro Recording The Beatles,de Brian Kehew e Kevin Ryan

Ken Townsend foi o operador de fita na sessão. Mais tarde, ele lembrou como os Beatles não conseguiram causar um impacto duradouro.

"Fizemos esse teste e a fita foi para a biblioteca. E cerca de uma semana depois, Norman me perguntou: ‘Ken, qual é o nome daquele grupo que tivemos na semana passada? Eu tenho que enviar uma fita para Manchester Square.” Eu disse, “Os Beatles”. Quero dizer, ele realmente esqueceu o nome do grupo!" Ken Townsend para o livro Recording The Beatles,de Brian Kehew e Kevin Ryan

source: The Beatles Bible

5 comentários:

  1. SENSACIONAL, ISTO PROVA QUE NASCERAM PARA SER ASTROS , TINHAM CARISMA E ESPIRITUALIDADE, MESMO S/ RECURSOS À ÉPOCA!! QUE FARO DOS PRODUTORES, HEIN!!??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim e o cara da decca não teve, obrigado pelo comentário

      Excluir
  2. O que era para ser só mais um , se tornou único. Como? Não sei. Mais Floyd explica .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk Certamente. Ou não chegaríamos a P. Floyd. 😁

      Excluir
  3. Tem coisas que a própria razão desconhe...como explicar Jonh Paul George Ringo....como explicar Pelé e Garrincha

    ResponderExcluir