quinta-feira, 23 de junho de 2022

Quando os Beatles abalaram Abergavenny

John, Paul, George e Ringo deslumbraram apenas 600 pessoas na prefeitura de Abergavenny,quando visitaram a cidade para uma apresentação.

Organizado pelo renomado promotor de dança e shows Eddie Tattersall, a reserva foi feita no início de 1963 por apenas £ 250, antes do lançamento em março do primeiro álbum dos Beatles Please, Please Me.

Seu terceiro single, From Me To You, alcançou o número 1 na parada de singles apenas um mês antes do agora famoso show na cidade do mercado galês no sábado, 22 de junho de 1963.

O lendário show é o tema do folclore entre os moradores de Abergavenny, com histórias pessoais e anedotas muitas vezes compartilhadas pelos poucos sortudos que conseguiram testemunhar, ou pelo menos estar nas proximidades do evento histórico.

Houve preocupações iniciais de que o show não aconteceria, em parte devido à ascensão meteórica e sucesso da banda globalmente, mas também quando surgiu que John Lennon havia sido contratado duas vezes.

Lennon deveria aparecer no programa musical da BBC Juke Box Jury em Londres naquele dia e rumores se espalharam de que um cancelamento estava se aproximando.

Mas seu empresário sempre eficiente e honesto Brian Epstein, que garantiu que a banda cumprisse todos os seus acordos contratuais que haviam sido assinados antes de seu sucesso estratosférico, desembolsou £ 100 de seu próprio bolso para arranjar um helicóptero para levar Lennon para Abergavenny a tempo para o show.

Excitação

Lennon acabaria por pousar no campo de futebol Pen-Y-Pound de Abergavenny na quinta-feira às 21h45, 45 minutos atrasado e para uma multidão cada vez maior de espectadores, desesperados para vislumbrar o superstar de óculos.

O azedo Lennon aparentemente brincou com os repórteres locais que voar no que ele chamou de “peixe” era “como sentar em uma poltrona voadora, com apenas um pedaço de vidro na frente de você, mas estava muito frio lá em cima!”

A chegada de Lennon foi um contraste gritante com seus companheiros de banda, que viajaram mais modestamente de trem e depois na estrada.

Les Hicks, que se tornou o baterista da banda psicodélica galesa Blonde on Blonde, falou com o South Wales Argus em 2013 sobre como ele e alguns amigos acabaram viajando para o show com Paul McCartney.

“Entramos no trem em Newport e vimos Paul McCartney enquanto caminhávamos pelo corredor em busca de um assento. Eu o reconheci imediatamente. Ele estava sentado sozinho na Primeira Classe, então perguntamos se poderíamos acompanhá-lo em seu compartimento.

Bryn Yemm (ao lado de Ringo) com os Beatles em Abergavenny (Crédito: Bryn Yemm)

“Ele deu a cada um de nós seu autógrafo e escreveu o nome de sua banda com sua assinatura e acabamos conversando até Abergavenny. Ele era um cara muito amigável.

“Eu era baterista de uma banda e expliquei que estávamos tentando criar um nome. Ele sugeriu ‘The Witnesses’ – embora nunca o usássemos.

“Quando chegamos a Abergavenny, ele perguntou como iríamos para a cidade e disse que poderíamos dividir seu táxi. Entramos no táxi e fomos para a Câmara Municipal. O taxista olhou no espelho e me confundiu com um dos Beatles, o que foi bem engraçado.”

Liz Sutton, que tinha 16 anos na época e viajou de Tredegar para o show, lembra que houve um burburinho na cidade antes do show.

“Lembro-me da pura emoção. Os Beatles estavam em seus primeiros dias então. Meu pai era de Abergavenny e conhecia muita gente de lá, então conseguiu os ingressos para mim. A emoção foi realmente esmagadora!”

Celebridade local

O cantor de Abergavenny, Bryn Yemm, que tinha apenas 21 anos na época, teve a chance única de estar no camarim com a banda.

“Fui convidado pelo prefeito Jack Thurston. Eu era muito famoso no sul do País de Gales. Minha banda Bryn Yemm and the Perfectionnaires tinha feito shows para Eddie Tattersall, o homem responsável por trazer os Beatles para Aber.”

Yemm, que ainda se apresenta, lembra como o gabinete do prefeito era usado como vestiário dos Beatles.

“Eu estava lá com Paul, George e Ringo antes e depois do show. John Lennon chegou atrasado e voou de helicóptero, como se sabe. Houve brincadeiras entre eles sobre isso no vestiário.

“Eles tiveram que começar a se preparar rapidamente, com o passar do tempo. Eu era a única pessoa com eles. Ringo foi muito simpático e conversou muito comigo. Percebi pelas vibrações que ele estava mais relaxado do que os outros.”

Yemm também lembra como Paul McCartney queria dar uma olhada no local antes do show.

“Ele me disse ‘mostre-me onde é, quero ver como é o palco e o salão’. Estávamos embaixo do salão de baile, então tivemos que subir algumas escadas. À medida que subíamos, pudemos ver que estava movimentado e cheio de pessoas. Paul não queria ser assediado, então disse: 'Acho que é melhor se voltarmos', então nos viramos e voltamos para o vestiário”.

O show

Depois do show de abertura da banda local The Fabulous Fortunes, os Beatles finalmente subiram ao palco por volta das 22h30, começando com Hippy Hippy Shake, antes de rugir em seus primeiros sucessos e muitas faixas do álbum Please, Please Me.

Os ingressos eram apenas 12/6d, uma pechincha para a chance de ver uma das maiores bandas do mundo. O grupo estava programado para tocar dois sets de 20 minutos, mas devido à chegada tardia de Lennon de Londres condensou seu set para uma apresentação de 35 minutos.

Sue Gay, 75 anos, que estava bem na frente do palco lembra: “era uma música muito boa, alta, muito barulhenta. Eu estava na primeira fila com meus amigos da escola, é algo que nunca vou esquecer.”

“Eu me lembro de todos os gritos!” lembra Liz Sutton, que agora tem 75 anos e mora em Sutton Coldfield.

“Mesmo sendo um show curto, foi tão poderoso. Você sabia que o evento era algo especial. Eles foram simplesmente fantásticos!”

Robert Edwards, que tinha acabado de completar 13 anos, disse: “Eu tive que sentar na sacada e não na pista de dança. Minha lembrança pessoal é do barulho da multidão que ficou conhecido como Beatlemania. Lembro-me de que cheguei tarde andando para casa com meu amigo e recebi uma bronca do meu pai!”

Depois do show

Após o show, todos os quatro membros assinaram autógrafos que foram vendidos aos fãs por três centavos cada, com os rendimentos indo para a filial local da Campanha Freedom From Hunger.

Não foi tudo fácil, porém, já que alguém trancou o vestiário da banda durante o show, indo para casa com a chave.

Com os fãs percebendo que tinham a oportunidade de assediar seus heróis, foi decidido arrombar a porta para a relativa segurança da sala.

Os Beatles com o prefeito Jack Thurston e sua esposa Amy após o show

Brian Epstein

Yemm se lembra da atmosfera de convívio após o show. “Houve uma pequena recepção na sala do prefeito e todos estavam lá. Foi brilhante. Brian Epstein também apareceu.”

O lendário empresário Epstein, que também posou para fotos, afirmou que acompanhou Lennon no helicóptero, pois ele “pagou a conta e eu nunca estive em um helicóptero antes!”

O fotógrafo local Albert Lyons tirou fotos naquela noite, capturando imagens que estão gravadas na rica história de Abergavenny.

“O prefeito me chamou enquanto conversava com Epstein”, lembra Yemm. “Ele disse: ‘esse é Bryn, ele é nossa celebridade local que está arrasando aqui há alguns anos’, ou algo nesse sentido.

“Com isso eu comecei a conversar com Epstein. Foi ótimo conhecê-lo. Ele me ofereceu a chance de ir a Londres, mas eu nunca tive dinheiro. Eu era muito jovem e pedir a um rapaz de Abergavenny para ir a Londres era como me pedir para ir a Nova York!

“Claro que há arrependimentos, mas tive uma ótima carreira. Fui chamado de 'O cantor desconhecido mais famoso', e eu gosto disso."

Após a festa, os Beatles passaram a noite no Angel Hotel, nas proximidades, antes de voltarem para Londres.

Eles deixaram para trás uma multidão e uma cidade empolgadas, com memórias preciosas para os poucos moradores sortudos que testemunharam a banda mais influente e lendária da história do rock and roll.

source: Nation Cymru

Nenhum comentário:

Postar um comentário