segunda-feira, 20 de junho de 2022

John Lennon achava que compor era uma "tortura"

John Lennon Spain, 1966. Photograph Douglas Kirkland.

John Lennon falou que o processo de composição era uma “tortura” durante em sua entrevista final.

Certa vez, ele comentou: “Compor é sobre tirar o demônio de mim. É como estar possuído. Você tenta dormir, mas a música não deixa. Então você tem que se levantar e transformá-la em algo, e então você pode dormir”.

Esse comentário de Lennon mostra o quão introspectivo ele precisava parecer para produzir suas obras-primas. Todo mundo sabe que Lennon tinha aquele 'algo especial' dentro dele, um fator que levou seu trabalho aos corações de milhões, e por que continua a brilhar tanto, mesmo mais de 40 anos depois de sua morte.

Na entrevista final antes de sua morte, Lennon se abriu sobre como ele sempre lutou para escrever músicas ao longo de sua carreira e por que ele acha isso uma experiência cansativa. “O que percebi quando li 'Lennon Remembers' [a lendária entrevista de John em 1970 com Jann Wenner] ou a nova entrevista da Playboy [conduzida por David Sheff de 8 a 28 de setembro de 1980] foi que estou sempre reclamando sobre o quão difícil é escrever ou o quanto eu sofro quando estou escrevendo – que quase todas as músicas que já escrevi foram uma tortura absoluta”, disse John.

“Eu sempre acho que não tem nada lá, é uma merda, não é bom, não está saindo, isso é lixo e mesmo que saia, eu penso: 'O que diabos é isso?'”, acrescentou.

Claramente em um clima reflexivo, Lennon comentou: “É apenas estúpido. Eu só penso: ‘Isso foi difícil. Jesus, eu estava mal na época’. Exceto pelas dez ou mais canções que os deuses lhe dão, e isso vem do nada.”

source: Far Out Magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário