quarta-feira, 19 de agosto de 2020

A decepção de John Lennon com o livro de George Harrison

Foto Don Paulsen/Michael Ochs Archives/Getty Images
Quando Paul McCartney mandou George Harrison tocar para John Lennon em 1958, George tinha 14 anos e parecia ainda mais jovem. Pensando naqueles dias antes da existência dos Beatles, George observou como ele era pequeno - e como ele provavelmente parecia para John, de 17 anos, e seus amigos da escola de arte.
"Acho que ele ficou um pouco envergonhado com isso porque eu era muito pequeno", disse George à revista Crawdaddy Magazine em 1977. "Eu só parecia ter 10 anos de idade." Mas George poderia tocar partes de guitarra dos grandes lançamentos da Sun Records da época. Isso foi o suficiente para colocá-lo na banda de John e Paul.
Duas décadas depois, após o sucesso sem precedentes dos Beatles - tanto em grupo como em artistas solo - John ainda pensava em George como alguém que ele ajudou a criar. "Acho que George ainda sente ressentimento por ser pai que saiu de casa", disse John na entrevista da Playboy de 1980, coletadas no livro All We Are Saying.
E como ele achava que o relacionamento deles começava como "um jovem seguidor e um cara mais velho", John achou que deveria ter tido um lugar muito mais significativo no livro I Me Mine de George em 1980.John ficou desapontado por isso não ter acontecido.
I Me Mine, lançado pela primeira vez em 1980 em uma edição limitada de 2.000 cópias, apresentava as letras das músicas de George junto com algum material autobiográfico e comentários. Derek Taylor, assessor de imprensa de longa data dos Beatles, ajudou na criação do livro com um prefácio e uma narração.
Depois de obter uma cópia, John não gostou da falta de conteúdo relacionado à Lennon. "Por flagrante omissão no livro, minha influência sobre sua vida é absolutamente nula", disse ele em All We Are Saying. "Fiquei de fora, como se não existisse."
John observou que George havia mencionado outros músicos no I Me Mine. No entanto, ele não viu seu próprio nome entre eles. “Ele se lembra do saxofonista ou guitarrista que conheceu nos anos seguintes. Eu não estou no livro. "
Embora George não tenha incluído muita coisa sobre John no livro I Me Mine, ele fez o mesmo com a maioria das coisas dos Fab Four. "George omite mais do que dizer ... o que aconteceu nos anos dos Beatles", escreveu Blake Morrison em uma crítica do Guardian em 2002.
No total, das 400 páginas da I Me Mine, Morrison observou que apenas 60 contam como autobiográficas. Claramente, George poderia ter escrito tudo sobre os Beatles, mas decidiu contra. Portanto, embora John se sentisse menosprezado pela falta de menções, George provavelmente não pretendia isso.
No livro All We Are Saying, Yoko Ono, veio em defesa de George neste ponto. "Eu não acho que ele realmente quis dizer isso", disse Yoko. (John tinha acabado de falar longamente sobre como George o seguiu como um fã nos primeiros anos.) "O livro provavelmente foi editado por pessoas ao seu redor".
Quando John discordou, Yoko se manteve firme. "Eu acho que ele não foi fortemente aconselhado a mencionar-" ela continuou antes que John a cortasse. "Não mencionou uma vez!" ele disse. Antes do final da entrevista, John pediu para adicionar uma nota.
"Estou um pouco ressentido com o livro de George, mas não me entenda mal", disse ele. “Eu ainda amo esses caras. Os Beatles terminaram, mas John, Paul, George e Ringo continuam.

source: Cheat Sheet

4 comentários:

  1. Concordo totalmente com o John,não sei que diabos o George passou ao lado dos dois maiores gênios da música mas toda vez que se trata de Beatles ele finge que nada teve importancia a nao ser o Eric Clapton ter ficado com sua esposa e tudo bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim e vamos ficar sem resposta do George do porquê não ter mencionado o nome do John que foi a pessoa que aceitou na banda dele

      Obrigado Moreno

      Excluir
  2. Concordo totalmente com o John,não sei que diabos o George passou ao lado dos dois maiores gênios da música mas toda vez que se trata de Beatles ele finge que nada teve importancia a nao ser o Eric Clapton ter ficado com sua esposa e tudo bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim e vamos ficar sem resposta do George do porquê não ter mencionado o nome do John que foi a pessoa que aceitou na banda dele

      Obrigado Moreno

      Excluir