sexta-feira, 14 de agosto de 2020

A música de John Lennon para a irmã de Mia Farrow "despertar"

Os Beatles estavam embarcando em uma viagem à Índia no início de 1968, para participar da prática de yoga e meditação transcendental sob a tutela do Maharishi Mahesh Yogi. Foi um momento significativo na história dos Beatles e influenciou grande parte de seus trabalhos posteriores. Foi um retiro que recebeu muitas celebridades, incluindo Mia Farrow e sua irmã Prudence.
Prudence se aprofundou nos ensinamentos do Maharishi e ficou um pouco obcecada com a prática e, segundo Lennon, estava ficando um pouco "desagradável". Prudence diria mais tarde no livro de Womack, The Beatles Encyclopaedia: “Eu sempre voltava correndo para o meu quarto depois de palestras e refeições para poder meditar. John, George e Paul gostavam de ficar sentados, brincando e nos divertindo, e eu estava voando para o meu quarto. Todos eles estavam falando sério sobre o que estavam fazendo, mas não eram tão fanáticos quanto eu. ”
John e George haviam se aproximado de Prudence depois que ela revelou que havia chegado à Índia após uma experiência traumática com LSD, e até foram designados como seus "companheiros de equipe" pelos Maharishi. Foi uma responsabilidade que a dupla levou muito a sério e quando eles foram convidados a convencer Prudence a sair do quarto e participar das atividades do grupo.
O cantor e compositor Donovan também esteve presente no retiro e lembrou em um artigo posterior da revista Mojo que “estávamos mergulhando profundamente dentro de nós mesmos, não apenas por 20 minutos de manhã e à noite, mas tivemos dias disso ... profunda exploração do psique ... Então Prudence estava no fundo, e essa [música] era a maneira de John dizer: 'Você está bem aí?' ”
Paul McCartney lembrou em uma entrevista de 1994 que a música foi composta durante sua reclusão e que ajudou a trazê-la de volta ao grupo. "Ele (John) escreveu: 'Dear Prudence, won’t you come out and play…' e cantou para ela", disse Macca, antes de acrescentar: "E acho que isso realmente ajudou". Mais tarde,Mia Farrow diria que ela não ouvira a música até que ela foi lançada no Álbum Branco no final daquele ano.
Na entrevista de Lennon com David Sheff, da Playboy, o cantor e compositor ofereceu suas próprias opiniões sobre alguns dos conceitos da música: "'Dear Prudence' sou eu. Escrito na Índia. Uma música sobre a irmã de Mia Farrow, que parecia um pouco confusa, meditando por muito tempo, e não podia sair da cabana em que estávamos morando. " Eles selecionaram eu e George para tentar trazê-la para fora, porque ela confiaria em nós. Se ela estivesse no Ocidente, eles a teriam afastado ... Nós a tiramos de casa.
Claramente orgulhoso de sua conquista humana e agora se distanciando do Maharishi, ele disse: "Ela estava trancada há três semanas e estava tentando alcançar Deus mais rapidamente do que qualquer outra pessoa. Essa era a competição no campo de Maharishi - quem primeiro seria cósmico. O que eu não sabia era que eu era "cósmico".

Nenhum comentário:

Postar um comentário