segunda-feira, 24 de agosto de 2020

A influência de Roy Orbison e Bing Crosby no primeiro sucesso dos Beatles

foto Mirrorpix via Getty Images
Quando John teve a ideia de “Please Please Me”, ele morava na casa de sua infância em Liverpool. “Eu escrevi no quarto da minha casa na Menlove Avenue, que era a casa da minha tia”, ele lembrou nas entrevistas para All We Are Saying.
“Lembro-me do dia e da colcha rosa na cama e ouvi Roy Orbison cantando‘ Only The Lonely ’ou algo assim. É daí que veio isso. ” Enquanto Orbison forneceu a inspiração musical, John se voltou para uma fonte ainda mais antiquada para o título e a letra.
“Além disso, eu sempre fiquei intrigado com a letra de uma música do Bing Crosby que dizia:‘Please lend a little ear to my pleas/ Por favor, ouça meus apelos ’”, disse John. “Fiquei intrigado com o duplo uso da palavra ‘ please ’. Portanto, era uma combinação de Roy Orbison e Bing Crosby.”
Embora pareça uma mistura estranha, funcionou para John. E em sua versão original, "Please Please Me" não era a faixa divertida que os fãs dos Beatles passaram a amar. Demorou um pouco para repensar uma vez que John e seus companheiros de banda muito verdes o levaram para suas primeiras sessões de gravação.
Quando os Beatles lançaram seu primeiro single "Love Me Do", o produtor da Parlophone George Martin deu uma olhada em "Please Please Me". Naquele ponto, ele não pensou muito bem nisso. “Eles tocaram para mim, mas era muito lento e sombrio”, disse George Martin no livro de Mark Lewisohn, Tune In (via BeatlesEbooks).
George Martin deu a John alguns deveres de casa para sua música inspirada em Roy Orbison naquela sessão de gravação. “Eu disse a eles que se dobrassem a velocidade, seria interessante”, lembrou Martin. “Eu disse a eles o começo e que fim deveriam colocar nela.”
John e seus companheiros de banda ouviram com atenção. Eles continuaram trabalhando na música, apenas pensando nela como uma faixa acima do tempo. Quando eles voltaram para a próxima sessão, George Martin percebeu a mudança. Na verdade, depois que eles gravaram uma versão sólida da música,George Martin acreditou que eles tinham o número 1 em suas mãos.

source:  Cheat Sheet

Nenhum comentário:

Postar um comentário