quinta-feira, 6 de outubro de 2022

A idolatria dos Beatles à Smokey Robinson

De acordo com a Rolling Stone, Paul McCartney disse uma vez: “Smokey Robinson era como Deus aos nossos olhos”, e você pode dizer que eles pensavam isso naqueles primeiros discos. “Em nenhum lugar a presença divina de Robinson foi mais sentida do que em With the Beatles”, escreveu a Rolling Stone.

With the Beatles apresenta a cover de "You Really Got a Hold on Me" e músicas como "Not a Second Time" de John Lennon e "All I've Got to Do", que John uma vez descreveu como "eu tentando fazer Smokey Robson.”

A Rolling Stone escreveu que "All I've Got to Do" em particular é "uma das canções mais comoventes dos primeiros originais dos Beatles: com seu vocal lamentoso, lembra '(You Can) Depend on Me' dos Miracles, especialmente a voz de Lennon.

“Robinson lançou uma grande sombra sobre os Beatles muito depois que eles se separaram: nos anos 70, George Harrison escreveu um tributo chamado ‘Pure Smokey’, e Lennon admitiu que ainda estava tentando cantar como Smokey Robinson durante as sessões de Double Fantasy.”

No documentário Anthology (de acordo com The Beatles Bible), Paul disse que os Beatles se sentiram bem fazendo cover de Smokey Robinson. "Muitas de nossas faixas podem não ter sido 'legais'", disse ele. “Acho que se tivéssemos sido legais, não teríamos feito como fizemos. Mas isso foi um grande aspecto de nós. John faria 'A Shot Of Rhythm And Blues' ou 'You Really Got A Hold On Me' - você poderia chamar isso de legal."

Além de Smokey Robinson, as Shirelles e as Ronnettes inspiraram os Beatles a fazer harmonias em três partes. George Harrison disse ao Guitar World: “Nós sempre amamos esses grupos de garotas americanas, como Shirelles e Ronnettes. Então, sim, desenvolvemos nossas harmonias tentando criar uma versão masculina e inglesa de sua sensação vocal.

“Descobrimos a opção de ter harmonias de três partes, ou vocal principal e backup de duas partes, ao fazer aquele antigo material de grupo de garotas. Nós até fizemos covers de algumas dessas músicas, como ‘Baby, It’s You’, em nosso primeiro álbum.”

Smokey Robinson.que também gostava dos Beatles, disse à Uncut que ele conhecia os Fab Four antes de eles quebrarem a América, enquanto eles ainda estavam tocando em clubes ao redor de Liverpool. “Eles já estavam tocando uma versão da minha música, e John estava me perguntando sobre essa música do Miracles e aquela outra música ”, disse Robinson. “Fiquei muito lisonjeado por ele saber tanto sobre a minha música. Eles eram todos pessoas adoráveis, e todos se tornaram meus amigos.”

source: Cheat Sheet

Nenhum comentário:

Postar um comentário