sábado, 29 de outubro de 2022

“Whole Lotta Shakin’ Going On” de Jerry Lee Lewis era a música de rock 'n' roll favorita de John Lennon

Havia poucas pessoas que John Lennon tinha grande estima do que Jerry Lee Lewis,falecido hoje aos 87 anos, o pioneiro do rock que abalou o mundo com faixas como “Great Balls of Fire”. E se você assistir a imagens Jerry Lee em seus principais shows, verá por que John se sentiu assim.

Em uma execução típica de “Whole Lotta Shakin’ Going On”, o "Killer",como Jerry Lee Lewis era chamado, batia as notas altas com o pé enquanto tocava os acordes de sua música,mesmos gestos que John fez no piano durante o show no Shea Stadium em 1965, durante a "I'm Down"

Jerry Lee Lewis ficou chocado quando conheceu John Lennon na década de 1970 - porque a estrela dos Beatles caiu de joelhos e beijou os pés da lenda do rock.

Lennon creditou ao grande piano de Jerry Lee Lewis por abrir o caminho para bandas como os Fab Four, e insistiu em agradecer ao seu ídolo quando eles se conheceram nos bastidores do icônico local de shows de Los Angeles, The Roxy.

Em uma entrevista para a revista GQ, Jerry Lee Lewis lembra: "Ele beijou meus pés. Eu não tinha ideia de que ele ia fazer isso. Meu filho estava lá, Junior. Ele disse: 'Pai, papai, é John Lennon?'

"Eu disse, 'Sim, é John Lennon.' Ele fez (sic) isso e disse: 'Eu só queria que você soubesse que você é o homem que tornou possível para mim ser uma estrela do rock'n'roll'.

"Eu meio que congelei. Ninguém nunca fez isso."

'A primeira coisa que nos surpreendeu sobre a América foi quando chegamos aqui em 1964 todos os repórteres disseram: 'De onde vem sua influência? Que tipo de música você gosta?' Tudo o que dissemos era música negra, exceto Elvis Presley e Jerry Lee Lewis.'

Em 1971, em entrevista a Jann Wenner da revista Rolling Stone, Lennon foi questionado sobre o que achava dos sucessos atuais da época. Lennon respondeu que não estava muito interessado na música pop contemporânea; até o dia em que morreu, ele se inspirava em olhar para trás em vez de para frente.

“Essa é a música que me inspirou a tocar. Não há nada conceitualmente melhor do que rock 'n' roll. Nenhum grupo, seja os Beatles, Bob Dylan ou os Rolling Stones, jamais fez melhor que ‘Whole Lotta Shakin’ Goin’ On’. Talvez eu seja como nossos pais, esse é o meu período e eu nunca vou deixá-lo”, Lennon meditou.

Claro, ele está se referindo a 'Whole Lotta Shakin' Goin' On' de Jerry Lee Lewis. Certa vez John comentou em 1968: “Você pode me dar uma guitarra, me coloque na frente de algumas pessoas. Mesmo no estúdio, se estou entrando nisso, estou apenas fazendo minha parte antiga… não exatamente fazendo as pernas de Elvis, mas fazendo o meu equivalente. É simplesmente natural.”

source: Far Out Magazine

6 comentários:

  1. A vanguarda do rock está acabando.

    ResponderExcluir
  2. Muito triste acabar... só quem viveu sabe o valor!!!

    ResponderExcluir
  3. John Lennon bebeu lá atrás nas grandes figuras do Rock,quem conhecesse Beatles,sabe seu grande herói foi Chuck Berry,mas claro,Lennon bebeu na fonte de Elvis,Fats Dominó,Little Richard,e tantos outros.E de Elvis!!!

    ResponderExcluir