terça-feira, 11 de outubro de 2022

George Harrison disse que os Beatles às vezes eram colaborativos

Durante uma rara entrevista de 1987 com a Entertainment Weekly, George Harrison explicou o processo colaborativo dos Beatles. A Entertainment Weekly apontou: “O Álbum Branco, por exemplo, foi descrito como uma compilação de quatro álbuns solo”.

"Sim, eu li isso", respondeu George. “Pode ser verdade de certa forma, mas muitos deles também são assim; não era apenas o Álbum Branco. Muitas vezes era John fazendo sua música e nós o apoiamos, e ocasionalmente eu fazia minha música e eles me apoiavam.

“Houve momentos, é claro, em que tudo se encaixava e todos contribuíam. Em muitos deles, como 'Rubber Soul', foi muito mais um esforço em grupo. E até a última, 'Abbey Road', há coisas lá com as harmonias de 'Here Comes the Sun King' e toda aquela mistura de músicas no segundo lado que exigiu muito esforço de todos nós, para aprender harmonias e todos os nossos bits.

“O Álbum Branco teve muita tensão. Eu estava me sentindo muito bem quando começamos, porque eu tinha acabado de sair de três meses de meditação pesada no Himalaia e voltei ao mundo me sentindo muito bem.

“Mas havia todo tipo de coisas estranhas começando a acontecer. John e Yoko tinham acabado de ficar juntos, então ela estava dormindo debaixo do piano durante toda a [gravação do] álbum, o que foi um pouco estranho.”

Se George achava que o Álbum Branco tinha muita tensão, estava muito enganado. O próximo álbum do grupo fez o Álbum Branco parecer um passeio no parque.

No filme The Beatles: Get Back nos mostrou outro detalhe, mais chocante, sobre o processo colaborativo dos Beatles. John revelou que um de seus maiores arrependimentos foi deixar Paul levar alguns de seus números anteriores para onde ele discordava.

“Agora, o único arrependimento sobre os números passados ​​é quando, por estar tão assustado, permiti que você o levasse para algum lugar onde eu não queria. E então, que minha única chance era deixar George assumir, ou interessar George nisso”, explicou John.

“Se você me der suas sugestões, deixe-me rejeitá-las e beliscar a que eu gosto é onde está meu lado da escrita. O mesmo vale para os arranjos porque houve um período em que nenhum de nós poderia realmente dizer nada sobre seus arranjos porque você rejeitaria tudo.

“Muitas vezes você estava certo – e muitas vezes você estava errado… Eu não acho que os Beatles giram em torno de quatro pessoas”, explicou John.

source: Cheat Sheet

Nenhum comentário:

Postar um comentário