quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Ringo Starr, chamou de "um momento emocionante" em ‘Don’t Pass Me By’

O primeiro crédito como compositor solo, Ringo Starr se inspirou na música country.

“Eu escrevi ‘Don’t Pass Me By’ quando estava sentado em casa”, disse Ringo Starr na série Anthology. “Só toco três acordes na guitarra e três no piano. Eu estava brincando com o piano – eu simplesmente toco – e então se uma melodia vem e algumas palavras, eu só tenho que continuar. Foi assim que aconteceu: eu estava sentado em casa sozinho e 'Don't Pass Me By' chegou. Tocamos com uma atitude country”.

À medida que continuava a desenvolver, Ringo Starr percebeu que tinha uma música completa em suas mãos. Com todos os quatro membros competindo pela expressão artística individual nos Beatles, Ringo Starr reuniu coragem para trazer sua nova composição para as sessões. Ele até fez um truque que Paul McCartney gostava: ele gravou a maior parte da música sozinho. Com alguma ajuda de McCartney no piano e baixo, Ringo gravou um grande número de overdubs de percussão, vocais e até mesmo algumas partes de piano.

“Foi ótimo gravar minha primeira música, uma que eu escrevi”, continua Ringo. “Foi um momento muito emocionante para mim e todos foram muito prestativos, e gravar aquele violinista maluco foi um momento emocionante.”

Esse violino foi cortesia do músico Jack Fallon, cujo trabalho diário era como baixista de jazz e agendador de show. Ele havia reservado shows ocasionais para os Beatles em seus primeiros dias, e foi através dessa conexão que Fallon entrou com seu violino pronto para tocar durante as sessões de 'Don't Pass Me By'.

“George Martin havia anotado um blues de 12 compassos para mim”, lembra Fallon em The Complete Beatles Recording Sessions, de Mark Lewisohn. “Muito do violino country é em double-stop [duas notas tocadas simultaneamente], mas Paul e George Martin – eles estavam fazendo os arranjos – sugeriram que eu tocasse uma única nota. Então não era realmente o som country que eles queriam originalmente. Mas eles pareciam satisfeitos. Ringo também estava por perto, de olho em sua música.”

De acordo com Fallon, foi depois que ele pensou que a fita havia parado de rolar que ele começou a mexer. Sem que ele soubesse, George Martin ainda estava gravando, e algumas de suas improvisações acabaram no final da música. “Eu pensei que eles tinham tido o suficiente, então eu apenas andei um pouco. Quando ouvi que tocava no final da sessão, eu esperava que eles apagassem aquele pedaço, mas eles não o fizeram, então lá estou eu no disco, raspando! Fiquei muito surpreso que eles mantiveram isso, foi muito incrível.”

source: Far Out Magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário