quinta-feira, 13 de outubro de 2022

O trauma de infância de John Lennon

Na década de 1970, especialmente, após a separação dos Beatles, Lennon começou a enfrentar os problemas de sua infância. A esposa de John, Yoko Ono, relembrou uma confissão que o músico lhe fez uma vez e relata na biografia de Philip Norman, John Lennon: The Life: “Ele me disse que, quando era adolescente, às vezes costumava ficar no quarto de Julia com ela quando ela descansava à tarde”. Yoko Ono explicou. “E ele sempre se arrependeu de nunca ter conseguido fazer sexo com ela”. Isso dá uma visão de relação que John teve com sua falecida mãe, que provavelmente foi desencadeada pelos danos neurológicos causados ​​por seu abandono,pela morte subsequente de Julia e que quase não tinha relacionamento com seu pai.

Foi nos anos de reflexão de Lennon que o psicólogo , Arthur Janov, estava prestes a publicar seu livro de autoajuda The Primal Scream: Primal Therapy, The Cure for Neurosis. Janov afirmou que a terapia primal detalhada no livro acabaria com toda a necessidade de psicólogos clínicos e distribuiu cópias do livro para várias celebridades, incluindo John Lennon.

Apesar da condenação generalizada pelos ensinamentos do livro, Lennon foi particularmente inspirado pelos textos em um momento tão autoanalítico e espiritual de sua vida. Ele concordou em participar de um programa de tratamento de quatro semanas dirigido por Janov, onde aprendeu a enfrentar os traumas de seu passado através da terapia “Primal Scream” que permitiria a alguém tirar a bagagem do passado das costas, Yoko Ono descreveu a experiência : “Você realmente sente cada momento doloroso de sua vida – é excruciante, você é forçado a perceber que sua dor, do tipo que faz você acordar com medo com o coração batendo forte, é realmente sua e não o resultado de alguém no céu .” Essa terapia inspiraria a música de 1970 de Lennon, ‘Mother’, na qual ele gravou vários gritos.

Como John Lennon disse à Rolling Stone em uma entrevista após seu lançamento: “Eu sempre gostei de rock simples. Fui influenciado pelo ácido e fiquei psicodélico, como toda a geração, mas, na verdade, gosto de rock and roll e me expresso melhor no rock.”

Adicionando: “Eu tive algumas ideias para fazer isso com ‘Mother’, mas quando você ouve, o piano faz tudo por você, sua mente pode fazer o resto. Eu acho que os backings no meu são tão complicados quanto os backings de qualquer disco que você já ouviu, se você tem ouvido. Qualquer um sabe disso. Qualquer músico lhe dirá, apenas toque uma nota em um piano, tem harmônicos nele. Chegou a isso. Que diabos, eu não precisava de mais nada.” Assim, simplicidade e sinceridade se tornaram a força vital do álbum.

source: Far Out Magazine e GQ Magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário