domingo, 29 de maio de 2022

George Harrison explica porque demorava para lançar uma música nova

Photo Michael Salisbury 1978

Em 1979, George deu uma rara entrevista à Rolling Stone. Ele falou sobre seu próximo álbum, George Harrison, e uma série de outras coisas, incluindo por que ele achava que as pessoas evitavam o espiritualismo e como sua vida mudou quando conheceu sua esposa, Olivia.

George explicou que não havia escrito uma única música em 1977 porque “se desligou completamente do mundo da música”.

“Estou um pouco fora de contato com a outra música. Há certos artistas que sempre gosto de ouvir, mas não escuto muito rádio. Acabei de sair disso – eu estava ‘skiving’, como dizem os ingleses. Todo mundo não percebe, porque se seus discos anteriores ainda são tocados no rádio, as pessoas não percebem que você não está realmente lá. Mas eu fiquei doente de tudo isso…”

George explicou que ele ficou cansado de tudo que vem com a criação de novas músicas.

George disse que se cansou da coisa toda, tudo que veio com o lançamento de um novo álbum. Todos eram “trading papers” e gravadoras. Depois de estar no negócio desde 1961, a “novidade” se esgotou para ele.

“Realmente, tudo se resume ao ego”, explicou ele. “Você tem que ter um grande ego para continuar se esforçando para estar nos olhos do público. Se você quer ser popular e famoso, você pode fazê-lo; é muito fácil se você tiver esse desejo do ego. Mas a maioria dos desejos do meu ego no que diz respeito a ser famoso e bem-sucedido foi realizado há muito tempo.”

Isso não significava que ele não gostava de escrever música. No entanto, ele passou a odiar a “coisa toda de quando você lança, você se torna parte da estrutura geral do negócio. E eu estava um pouco entediado com isso. Se eu escrevo uma música e as pessoas acham legal, então tudo bem para mim; mas eu odeio ter que competir e promover a coisa. Eu realmente não gosto de promoção.”

George não gostava de extras de fazer um álbum bem sucedido. Mas ele também não gostava de fazer um disco de sucesso porque isso o tornava popular novamente, e todos o “incomodavam”. Ele queria viver em paz. “Nos anos 60 tivemos uma overdose disso, e então eu conscientemente saí do meu caminho no final dos anos 60, início dos anos 70, para tentar ser um pouco mais obscuro. O que você descobre é que você tem um sucesso e de repente todo mundo está batendo na sua porta e te incomodando de novo. Eu gosto de ser discreto e ter uma vida pacífica.”

Mesmo que George odiasse os extras, ele continuou lançando músicas. George cedeu por algumas razões. Ele estava envergonhado por não fazer nada. Quando ele saía, as pessoas o tratavam como uma celebridade e perguntavam quando ele lançaria mais músicas. “Os pensamentos musicais estavam a apenas um milhão de milhas de distância da minha mente”, explicou ele.

Então, algo que seu amigo Niki Lauda disse o fez pensar. Depois de ser incomodado por todos, Lauda disse a George que gostava de relaxar em casa e ouvir música. “E eu pensei: ‘Merda, vou escrever algumas músicas, porque todas essas pessoas estão se relacionando comigo como músico, e ainda assim estou aqui apenas esquivando; talvez eu possa escrever uma música que Niki em seu dia de folga possa gostar.' Então foi isso.”

source: Cheat Sheet

4 comentários: